A Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE) e o Ministério das Relações Exteriores anunciaram há pouco um esforço conjunto para dar celeridade à volta de brasileiros que estão fora do país tentando regresso. O Itamaraty divulgou linhas de emergência para que façam contato na tentativa de que o retorno seja arranjado o mais breve possível por meio de voos comerciais (ver telefones abaixo).

Vice-presidente da CRE, o senador Marcos do Val (Podemos-ES) explicou à Agência Senado que a comissão tem recebido notícias de dezenas de brasileiros que tiveram voos de retorno cancelados pelas próprias companhias aéreas ou pelo fechamento de fronteiras dos países onde estão.

— Há muitos brasileiros desamparados, sem saberem o que fazer, sem dinheiro. Muitos deles tentando voltar, e as empresas aéreas não estão contribuindo, elas estão dificultando o que poderiam facilitar — afirmou na noite desta sexta-feira (20).

Marcos do Val explicou que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, montou grupos de ajuda emergencial em cada continente para atuar junto às embaixadas e divulgou celulares de emergência especificamente para os casos de retorno ao país.

— As embaixadas e os consulados tiveram o funcionamento alterado por conta da pandemia, e as pessoas não conseguiam falar com essas representações. Mas agora foi montada essa estrutura para coordenar a transferência dessas pessoas — garantiu o senador, que está à frente da CRE porque o presidente do colegiado, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), se recupera da Covid-19.

Peru

Marcos do Val explicou que uma das maiores preocupações era com um grupo de 422 turistas isolados numa localidade no Peru, de onde não está saindo transporte até Lima. É na capital que os aviões estão chegando para resgatar os brasileiros. Segundo o senador, o Itamaraty conseguiu intermediar a situação e essas pessoas estão sendo aguardadas em Lima neste sábado (21) para serem, então, trazidas ao Brasil. Ele também mencionou o esforço para trazer um grupo que se encontra em Portugal.

— Agora é preciso ter calma, porque o pânico nessa hora só piora — aconselhou Marcos do Val, acrescentando que a CRE não tem conhecimento de brasileiros com sintomas ou infectados pelo coronavírus nesses locais.

Ele lembrou que essa é uma situação nunca antes vivida por nenhum país e que o novo requer montar toda uma estrutura para dar vazão, emergência e velocidade para trazer os brasileiros "que estão fora da sua pátria, longe da família".

— Isso vai acontecer em breve — tranquilizou.

Telefones

Celulares de plantão do Gabinete de Crise:
Américas: +55 61 98260-0610
Europa: +55 61 98260-0787
África e Oriente Médio: +55 61 98260-0568
Ásia e Oceania: +55 61 98260-0613
Celulares de plantão dos postos no exterior: http://www.portalconsular.itamaraty.gov.br/no-exterior/plantao-consular

 

Fonte: Agência Senado

Imagem: Google