A pandemia da Covid-19 vem desacelerando em nosso país. Após quase seis meses de atividades suspensas por conta do isolamento social, a rotina de muita gente vai sendo retomada aos poucos. Mas teve gente que precisou continuar trabalhando enquanto a maioria ficava em casa. Em homenagem a eles e a todos os outros que fazem a sua parte para conter a expansão da doença, o Sesc em Minas criou o Música e Aconchego, um respiro para quem está na linha de frente do combate ao vírus. Este mês o projeto retorna, mas para comemorar os 60 anos do Hospital Julia Kubitscheck e homenagear seus profissionais. A apresentação será na quinta-feira (10/09), às 15h, no estacionamento da instituição (rua Dr. Cristiano Rezende, 2745,  Milionários).

O Música e Aconchego surgiu em julho como forma de levar uma mensagem do Sesc em Minas de união e apoio aos mineiros durante o ápice da pandemia em Minas Gerais. As apresentações, realizadas por três instrutores da Orquestra de Câmara Sesc - Wâner Nogueira (piano/teclado), Ângelo Vasconcellos (violino) e Frank Rocha (violoncelo) –, ocorreram nos hospitais Eduardo de Menezes e Julia Kubitscheck, e na BHTrans. Os músicos executaram composições de nomes como Bach, Beethoven, Mozart, entre outros.

CURIOSIDADE

No ano de 1949, o governo de Minas doou para o Sesc em Minas um terreno de 240 mil m², na Fazenda Bom Sucesso. O espaço seria destinado à construção de um hospital especializado em tratamento de tuberculose. Em 1958, o Sesc entrega à Previdência Social o Hospital do Barreiro, atual Hospital Julia Kubitschek.

SOBRE A ORQUESTRA DE CÂMARA SESC

Formada em 2012, a iniciativa tem como objetivo a composição e o desenvolvimento de uma orquestra de cordas, com aulas de instrumento (violino, viola, violoncelo e contrabaixo), musicalização, prática de orquestra e canto coral. Trata-se de uma ação continuada de formação musical, com caráter social, cultural e artístico. As aulas são realizadas nos períodos da manhã e da tarde, e são ofertadas semestralmente, conforme a demanda de vagas disponíveis.

Com regência do maestro Eliseu Barros, o projeto é oferecido, gratuitamente, a crianças e adolescentes com idade entre 10 e 19 anos que residem em Belo Horizonte ou na Região Metropolitana, e estejam matriculados nas redes de ensino pública/particular. Os integrantes participam de ensaios e apresentações em eventos. Com a Orquestra, que hoje conta com 130 alunos, o Sesc em Minas reforça seu compromisso de ampliar o acesso à cultura.

Por conta da pandemia, as atividades presenciais da Orquestra de Câmara Sesc estão suspensas por tempo indeterminado. As aulas vêm sendo realizadas online.
 

SERVIÇO

Música e Aconchego: 60 anos do Hospital Julia Kubitscheck

Data: 10 de setembro

Horário: 15h

Local: estacionamento do Hospital Julia Kubitscheck (rua Dr. Cristiano Rezende, 2745,  Milionários, Belo Horizonte (MG)