Com a colaboração de clientes, lojistas e parceiros, o Shopping Minascasa conseguiu coletar e dar a destinação correta a cerca de 3 toneladas de eletroeletrônicos, entre televisores, computadores, celulares, mouses, DVDs, câmeras e monitores sem uso. O empreendimento instalou, em janeiro deste ano, um ponto fixo de descarte de lixo eletrônico na loja 19. A coleta é feita gratuitamente, em parceria com o projeto “Reciclar Minas”.

Seguindo todas as recomendações de segurança e higiene, o material recolhido é levado até o galpão da Reciclar Minas, onde uma equipe inicia o processo de triagem e desmontagem das peças, separando os componentes para serem encaminhados à reciclagem. “Apenas uma pessoa realiza a coleta dos materiais e periodicamente fazemos testes de Covid-19 para certificar que o colaborador está apto para exercer suas funções com o público e empresas parceiras”, explica Frank Murtes, sócio do projeto.

“Na chegada dos materiais, os colaboradores manuseiam com todo o cuidado e vestimentas adequadas. Depois de finalizar o processo, é feita a higienização do veículo para ser utilizado novamente”, destaca Murtes. Depois da triagem, a equipe encaminha todos os materiais para empresas parceiras especializadas em reciclagem de resíduos eletrônicos, de acordo com as legislações ambientais vigentes. “É muito importante que todos tenhamos essa iniciativa, pois descartar o lixo eletrônico de forma correta e sustentável beneficia, principalmente, o nosso meio ambiente e garante um futuro melhor para as próximas gerações”, avalia.

A parceria reforça o compromisso do Minascasa com a preservação ambiental. “É importante agirmos no sentido de promover ações que possam diminuir os danos do lixo eletrônico ao meio ambiente, pois o Brasil é atualmente o campeão em geração de resíduos na América Latina e ainda não possui uma política pública de descarte adequada. Com isso, além de fomentar a responsabilidade ambiental, também estreitamos o relacionamento com nossos clientes”, afirma Henrique Fagundes, coordenador de Marketing do Shopping Minascasa.

 

Sobre o Shopping Minascasa

O Shopping Minascasa, inaugurado em 1994, foi o primeiro shopping temático criado em Belo Horizonte no mercado de móveis, decoração e design. Considerado referência no setor moveleiro em Minas Gerais, possui um mix de lojas diversificado e conta com os principais varejistas de decoração do Estado. O shopping se transformou em um verdadeiro complexo depois de receber em suas dependências o hotel Ramada Encore Minascasa, uma academia de ginástica e o Condomínio Residencial Jardins.