Plantas são sinais de leveza, beleza e cor. Um cantinho com uma bela flor fica, sem duvidas, muito mais bonito e bem decorado. Mas além do paisagismo e da decoração as plantas estão ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas como forma de terapia. O ato de plantar, adubar e regar alivia o estresse e ansiedade do dia-a-dia, principalmente para quem tem rotinas cansativas.

É o que aconteceu com Soraya Belusi, jornalista, jardineira e florista, que apesar de ter crescido em um ambiente com plantas nunca havia se interessado por elas. “Eu nunca fui uma pessoa que fosse ligada diretamente com planta e flor. Fui criada em quintal com muita planta frutífera, sempre estive perto delas, mas nunca olhei pra elas. Minha mãe sempre foi quem cuidou das plantas então a gente não se metia. Era uma coisa dela.”

Tudo mudou quando Soraya passou por grandes transformações na sua vida. “Em 2019 me mudei para um apartamento e tinha um bom espaço para plantar. Calhou de ser em um momento profissional que eu estava muito cansada, tive crise de ansiedade, minha mãe sofreu um AVC. Aconteceu muita coisa ao mesmo tempo e eu fiquei sobrecarregada”.  Foi então que ela decidiu fazer um curso de jardinagem e se dedicar ao cuidado das plantas. “Encontrei na jardinagem uma alternativa terapêutica e estética.”

Projeto Eu vou cuidar do seu jardim

No inicio de 2020, Belusi decidiu se desligar do jornal O Tempo, onde era editora do Caderno Magazine e logo depois iniciou a pandemia. Foi ai que ela criou o projeto Eu Vou Cuidar Do Seu Jardim (@euvoucuidardoseujardim) que começou doando mudas para quem não tem condições de comprar. O desejo veio de que outras pessoas tivessem “a mesma experiência que ela teve”. Mais gente se interessou pelo projeto, que acabou virando um negócio.

Hoje a maior parte do trabalho de Soraya é dedicado aos arranjos florais. A combinação de cores, alturas, design e objetos dão a ela a liberdade que buscava. “Sempre quis ser artista. E quando descobri as possibilidades que as flores proporcionam eu pirei.”

As encomendas de arranjos podem ser feitas através do link que esta na biografia do instagram. Para o dia das mães está sendo preparada uma parceria especial com uma loja de doces, bolos e objetos poéticos. Os pedidos devem ser feito até terça-feira, dia 04/05.

Mesmo no cenário atual de insegurança e incertezas a ideia é continuar a expandir o projeto. “A ideia é aumentar a cartela de clientes, consolidar no mercado e pensar em expandir”.

Por fim, Soraya deixa uma dica pra quem quer começar a se aventurar no mundo da jardinagem e flores. “Começa com uma planta mais simples, que precise de menos cuidado e se dê bem tanto no sol quanto na sombra. Tem muitas opções mais simples, que não demandam tanta experiência e se encontram com bom valor nos mercados.”