Nesta quinta-feira (16), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), anunciou que foram reduzidas algumas restrições sanitárias permitindo a ampliação do público em diversos tipos de locais e eventos.  

De acordo com o anúncio, alguns dos locais e eventos que serão beneficiados com as alterações são: teatros; shows; espetáculos; eventos corporativos; feiras; exposições; congressos; eventos sociais; e cinemas.   

Além disso, também serão informadas as novas regras para a realização de eventos de corrida licenciados e uma portaria que autoriza o retorno de eventos gastronômicos licenciados em propriedades públicas ou privadas de Belo Horizonte. 

Eventos sociais 

Em eventos sociais, como casamentos e festas de aniversário, o número máximo de convidados subiu de 200 para 250, sendo uma pessoa a cada quatro metros quadrados. Pistas de dança estarão liberadas, as mesmas podem comportar até 8 pessoas e o teste de Covid pode ter sido feito até 72 horas antes evento.  

Teatros, shows e espetáculos 

Em teatros, shows e espetáculos, a capacidade máxima de público em locais com assento fixo passará de 60% para 70% dos assentos, com limite de1,5 mil pessoas. Apenas o distanciamento do assento lateral é obrigatório e pode haver até 8 pessoas por mesa.  

Em locais onde a capacidade do público seja superior a 6 mil pessoas, a quantidade máxima de público poderá ser de 30% da capacidade do local, desde que todos os participantes e trabalhadores estejam testados, prevalecendo as demais regras aplicáveis a esses tipos de eventos. 

Eventos gastronômicos 

Os eventos gastronômicos podem ser realizados em locais públicos e privados desde que tenham licenciamento. A capacidade de público de 1 pessoa a cada 4m², limitada a 1,5 mil pessoas, todos os participantes deverão ser informados previamente sobre a importância de comunicar à organização caso venham a apresentar quadro clínico compatível com Covid-19 ou exame positivo para a doença no prazo de 14 dias após o evento; uso obrigatório de máscara, exceto nos momentos de consumo de bebidas e comidas; não há necessidade de apresentação de teste de Covid-19, mas organizadores precisam ter em mãos uma lista de participantes, caso haja necessidade de um rastreamento epidemiológico; espaços vedados para dança. 

Eventos de corrida e licenciados 

Os participantes e funcionários deverão apresentar resultado negativo para a Covid-19 em teste dos tipos RT-PCR ou Teste Rápido de Antígeno realizado até 72h antes do evento; é vedada a distribuição de brindes, com exceção de bebidas não alcoólicas e alimentos em embalagem individual, sem contato com terceiros; uso de máscara antes e após a corrida; todos os inscritos deverão ser informados previamente sobre a importância de comunicar à organização caso venham a apresentar quadro clínico compatível com covid-19 ou exame positivo para a doença no prazo de 14 dias após o evento.