Os betinenses terão, em breve, mais uma opção de lazer. As obras do Parque Ecológico Municipal Cléo Barbosa, situado no bairro Parque do Cachoeira, no centro da cidade, já começaram. Com uma área total de 17,5 mil metros quadrados, o local contará com pista de caminhada, academia popular, quadra poliesportiva e de peteca, playground, área de lazer para animais de estimação, além de banheiro público e estacionamento. A previsão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento sustentável (Semmad) é que as obras sejam concluídas em setembro.

O espaço receberá o plantio de 245 mudas arbóreas, com flores de cores variadas e também frutíferas, para promover a restauração da mata local e proteger/recuperar o ecossistema. A obra está sendo realizada com recursos de contrapartida da iniciativa privada.

O nome do parque - votado pelo Poder Legislativo - é uma homenagem a Cléo Barbosa, que, além de defensora das causas ambientais, é mãe do secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu Barborsa. ¿Essa linda homenagem outorgada pelo vereador Leo Contador é o reconhecimento da dedicação do valoroso trabalho prestado pela minha mãe na preservação do meio ambiente, labor que sempre exerceu com muito amor e empenho. Para se ter ideia, ela produziu milhares de flores e mudas de árvores, inclusive frutíferas.¿ ressalta o secretário.

O parque será administrado pela Semmad e, para o gestor da pasta, o espaço vem com a premissa de promover a conexão entre a população e os atributos naturais do entorno. ¿É mais qualidade de vida para a população, com equipamentos de lazer diferenciados que geram atratividade para grupos variados da comunidade e, consequentemente, contribuem para a ampla utilização do espaço¿, conclui Tolomeu.

As obras são acompanhadas pela Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transporte e Trânsito de Betim (Ecos). Para a presidente da empresa, Marinésia Makatsuru, o empreendimento é importante para a preservação das riquezas naturais. "Em tempos nos quais o desmatamento alcança altos níveis em nosso país, iniciativas como essa são um fio de esperança. Fica o alerta para que preservemos o meio ambiente, porque dele é que procede tudo o que é necessário para a nossa sobrevivência".

 

 

 

Fonte: Prefeitura de Betim