Quem conhece o Hospital da Baleia sabe da sua história de preservação da área ambiental no seu entorno. Com uma extensão de três milhões de metros quadrados, o espaço conhecido como “Mata do Baleia” faz divisa com o Parque das Mangabeiras, região do bairro Saudade. Na noite do último domingo, 28 de junho, um incêndio de grande proporção chegou próximo da unidade Antônio Mourão do complexo hospitalar e chamou atenção de todos. O Corpo de Bombeiros da Polícia Militar conseguiu conter o fogo na manhã do dia seguinte. Por isso, o Hospital da Baleia faz um alerta e pede a população que não faça queimadas.

O Hospital da Baleia, de Belo Horizonte, instituição filantrópica que atende, majoritariamente, pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS). O Baleia têm em seu DNA a filantropia e a solidariedade. Ao longo dos mais de 75 anos de atuação, o foco da instituição é atender pessoas carentes. A maioria dos pacientes pertence ao grupo de risco, pois tratam de doença crônicas. A rica flora e fauna da Mata do Baleia, composta por 184 espécies de pássaros e diversas nascentes de água, é ideal para a recuperação da saúde dos pacientes e bem-estar dos mesmos.

 

Referência em saúde

À disposição dos mineiros, são mais de 25 especialidades médicas e Centros de Referência em Oncologia Adulta e Pediátrica, Nefrologia (Hemodiálise e Transplante Renal), Ortopedia, Pediatria e Cirurgia Bariátrica e Metabólica, além do Tratamento e Reabilitação de Fissuras Labiopalatais e Deformidades Craniofaciais (Centrare). Construído durante uma outra epidemia tão mortal quanto, a tuberculose, o Baleia sempre se preocupou de cuidar de quem mais precisava. Desde aquela época, o Hospital conta com a destinação de recursos e doações voluntárias para a cumprir com excelência a sua missão na prestação de serviços de saúde aos mineiros. Todos os anos, são mais de 600 mil procedimentos médicos destinados aos cidadãos de 88% dos municípios mineiros -   maioria vinda pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

 

Acesse o site e siga as redes sociais do Hospital da Baleia: