Com a intenção de melhorar os processos e inovar na maneira de solucionar questões relacionadas aos desafios de gestão e uso dos recursos públicos, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou edital de chamamento público “Desafio do Transporte Escolar Rural de Minas Gerais”. A iniciativa pretende buscar soluções tecnológicas ou processos que permitam otimizar e tornar mais preciso o fornecimento de dados sobre rotas, quilometragem e alunos transportados nas zonas rurais e atendidos pelo Programa Estadual de Transporte Escolar (PTE-MG). 

Podem participar startups, empresas e pessoas físicas ou jurídicas de direito público e privado. O processo tem duas etapas. Primeiramente, serão selecionados até dez projetos que serão apresentados para uma equipe avaliadora, em evento na Cidade Administrativa. Em seguida, até cinco propostas serão selecionadas e testadas de forma piloto nos municípios.

O edital, publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, destaca que o projeto busca “obter maior precisão do cálculo dos custos para repasses mais justos a partir da construção de uma base de dados de quilômetros rodados e alunos da rede estadual transportados”.

Os interessados devem se inscrever até 29 de fevereiro. Para participar é necessário preencher um formulário disponibilizado. A divulgação dos finalistas está prevista para 13 de março. As dez ideias selecionadas serão apresentadas no dia 20 de março, mesma data em que serão anunciadas as cinco propostas escolhidas para implementação.

A iniciativa tem como parceiros a Fundação Lemann, Omidyar e o Banco Interamericano de Desenvolvimento que irão apoiar financeiramente o desenvolvimento de até cinco soluções com valor de até R$ 30 mil para cada, totalizando até R$ 150 mil aplicados. Ao mesmo tempo em que contribui para a solução dos desafios e problemas técnicos específicos para melhoria dos serviços prestados, a SEE ainda fomenta atividades de pesquisa e desenvolvimento e inovação, como destacado no edital.

 

Fonte: Agência Minas                                   

Imagem: Google