O almoço de domingo será uma mistura de tradição, conversa e boa gastronomia. Em edição especial, a Casa Fiat de Cultura apresenta a culinária mineira como prato principal do Encontros com o Patrimônio “Memórias e afetos transformados em sabores e tradição”. O convidado é o cozinheiro André Barreto, do blog Cozinhe pra Ela, que diretamente da sua cozinha participa de um bate-papo com a historiadora e educadora do Programa Educativo da Casa Fiat de Cultura, Ana Carolina Ministério, enquanto realiza, ao vivo, a receita de uma massa caseira ao molho pesto feito com ingredientes mineiros. O evento será realizado no dia 19 de setembro, das 11h às 12h30, com participação gratuita e inscrições pela Sympla.

Durante o bate-papo, a historiadora Ana Carolina Ministério vai traçar um breve panorama da gastronomia em Minas Gerais, abordando a importância da culinária, seu papel na formação da identidade cultural dos mineiros, dando destaque, também, para o modo artesanal de fazer queijo no estado, registrado como patrimônio cultural imaterial brasileiro. “A gastronomia é uma das principais manifestações de uma cultura, ela diferencia um povo de outro, integra suas tradições e costumes e apresenta seus traços identitários. Minas é culturalmente diversa e isso reverbera na culinária também”, ressalta Ana Carolina.

A historiadora ainda relembrará a formação histórica e antropológica da chamada cozinha tradicional ou “típica mineira”, que foi forjada no decorrer do século XVIII e início do XIX, em dois momentos distintos: o de maior escassez, durante a ocupação do território e da mineração, e o de fartura, com a ruralização da economia regional. Além disso, vai pontuar como alguns hábitos alimentares de alguns povos indígenas, africanos e dos colonizadores portugueses contribuíram para a nossa cultura alimentar. Por fim, vai comentar sobre a presença dos imigrantes italianos, que chegaram em Minas Gerais a partir da segunda metade do século XIX, e que também influenciaram nossos hábitos alimentares.

Como na maioria das casas mineiras, onde a maior parte das conversas acontecem em volta do fogão, o cozinheiro André Barreto vai preparar uma massa caseira ao molho pesto feito com ingredientes mineiros – como o queijo canastra e a castanha de baru, típica do norte do estado –, enquanto compartilha sua história com a gastronomia e as inovações nas práticas atuais dos chefs. André conta que tem uma relação de muito afeto com a cozinha porque desde pequeno vê seu pai cozinhar para família e amigos. “Os anos foram passando, fui aprendendo e me interessando cada vez mais pela cozinha. Hoje, considero a gastronomia mineira a melhor do país. Ela vai muito além do pão de queijo, com pratos à base de fubá, carne de porco, galinha, ora-pro-nóbis, e outras delícias”, completa.

O Encontros com o Patrimônio “Memórias e afetos transformados em sabores e tradição” é uma realização da Casa Fiat de Cultura e do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, patrocínio da Fiat, do Banco Safra e da Gerdau, copatrocínio da Expresso Nepomuceno, da Sada, do Banco Fidis e do Mart Minas. O evento tem apoio institucional do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha), do Governo de Minas e do Governo Federal, além do apoio cultural do Programa Amigos da Casa, da Brose do Brasil e da Brembo.

 André Barreto

Relações públicas, especialista em negócios, consultor gastronômico e cozinheiro por paixão. É digital influencer na área de gastronomia, criador do @cozinhepraela (www.cozinhepraela.com.br), projeto com início em 2015. Além de ser um profissional do mercado corporativo, André também dedica seu tempo ao estudo da gastronomia, sempre mantendo a excelência em seu trabalho. Suas receitas já foram publicadas em diversos sites, revistas, jornais, tendo, inclusive, participado de vários programas de televisão e de inúmeras feiras gastronômicas em Belo Horizonte, também no interior de Minas Gerais e em São Paulo. O projeto @cozinhepraela também conta com consultorias e realização e participação em eventos.

A Casa Fiat de Cultura

A Casa Fiat de Cultura cumpre importante papel na transformação do cenário cultural brasileiro, ao realizar as mais prestigiadas exposições. A programação estimula a reflexão e interação do público com várias linguagens e movimentos artísticos, desde a arte clássica até a arte digital e contemporânea. Por meio do Programa Educativo, a instituição articula ações para ampliar a acessibilidade às exposições, desenvolvendo réplicas de obras de arte em 3D, materiais em braile e atendimento em libras.

Mais de 60 mostras de consagrados artistas brasileiros e internacionais já foram expostas na Casa Fiat de Cultura, entre os quais Caravaggio, Rodin, Chagall, Tarsila, Portinari entre outros. Há 15 anos, o espaço apresenta uma programação diversificada, com música, palestras, residência artística, além do Ateliê Aberto – espaço de experimentação artística – e de programas de visitas com abordagem voltada para a valorização do patrimônio cultural e artístico.

A Casa Fiat de Cultura é situada no histórico edifício do Palácio dos Despachos e apresenta, em caráter permanente, o painel de Portinari, Civilização Mineira, de 1959. Mais de 3 milhões de pessoas já visitaram suas exposições e 560 mil participaram de suas atividades educativas. O espaço integra um dos mais expressivos corredores culturais do país, o Circuito Liberdade, complexo cultural sob gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) e que reúne diversos espaços com as mais variadas formas de manifestação de arte e cultura em transversalidade com o turismo. Trabalhando em rede, as atividades dos equipamentos parceiros ao Circuito buscam desenvolvimento humano, cultural, turístico, social e econômico, com foco na economia criativa como mecanismo de geração de emprego e renda, além da democratização e ampliação do acesso da população às atividades propostas.

SERVIÇO 

Encontros com Patrimônio online – mês de setembro

Encontros com o Patrimônio “Memórias e afetos transformados em sabores e tradição” Convidado: cozinheiro André Barreto

19 de setembro, das 11h às 12h30 – Bate-papo virtual

Evento gratuito, com inscrição pela Sympla: https://bit.ly/MemoriaseAfetos

Casa Fiat de Cultura

Circuito Liberdade

Praça da Liberdade, 10 – Funcionários – BH/MG

Informações

(31) 3289-8900

www.casafiatdecultura.com.br

casafiat@fcagroup.com

facebook.com.br/casafiatdecultura

Instagram: @casafiatdecultura

Twitter: @casafiat

www.circuitoliberdade.mg.gov.br

 

 

 

Fonte: Personal Press