Nesta terça-feira (11), a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), confirmou o primeiro caso de flurona, infecção simultânea por Covid-19 e gripe na capital.  

De acordo com a PBH, o paciente tem 60 anos e seu quadro clínico está em nível leve, sem necessidade de internação. O teste que comprovou a contaminação foi feito em um laboratório privado.  

A última atualização da Secretária do Estado de Saúde (SES-MG), feita dia 5 deste mês, ainda não havia constado nenhum caso de contaminação dupla no estado.  

Flurona 

O nome para a doença foi dado a partir da junção dos termos "flu" – gripe, em inglês – e "rona" – de coronavírus. Entre os sintomas mais comuns estão febres, dores de cabeça e no corpo, dor de garganta e tosse.  

Como os sintomas são muito parecidos com os da gripe e da Covid-19, apenas um teste específico pode identificar se o paciente está com a doença. 

Apesar da vacina contra a covid se eficaz nas formas mais graves da doença, para se proteger, é necessário cumprir as mesmas medidas de proteção contra o corona vírus, como o distanciamento social, o uso de máscara e álcool em gel.