Alunos de Engenharia, Arquitetura e Sistema de Informação da Una Barreiro passaram o ano visitando e acompanhando obras públicas e privadas de cidades mineiras. Nos próximos sábados (30/11, 7 e 14/12), eles colocam a mão na massa para revitalizar a praça Primavera, em Ribeirão da Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O projeto é resultado da parceria entre o Bureau de Direcionamento e Intervenção Pontual da Una, a Prefeitura Municipal de Ribeirão das Neves e a comunidade.

O objetivo é promover a interação entre alunos e profissionais da área, oferecer uma vivência da rotina das edificações, além de levantar dados, problemas e demandas do setor, para apontar direcionamentos e soluções que facilitem o dia a dia dos profissionais da construção civil e da arquitetura.

O projeto envolve 17 professores e 35 alunos da Una, do 3º ao 10º período dos cursos, inclusive alguns fazem estágio no projeto. O grupo atende principalmente as demandas da comunidade de baixa renda e de instituições públicas, como aquisição ou legalização de imóveis e orientações em projetos. 

O trabalho começa com o levantamento das necessidades e dificuldades da comunidade, de uma empresa ou instituição, que são discutidas com os professores. As empresas recebem as devolutivas por meio de orientações, projetos ou oficinas ministradas pelo grupo. Um aplicativo está sendo desenvolvido para facilitar o trabalho e a interface com os parceiros. A intervenção do grupo também atente a demandas de qualificação de mão de obra do setor.

Outras cidades já se beneficiaram com o projeto, como Ibirité e Sarzedo, que tiveram assistência no desenvolvimento de projetos urbanísticos. Em Ibirité, o grupo faz parte do Programa de Revitalização Ambiental ProLAGOA, que trabalha na revitalização da lagoa conhecida como “Lagoa da Petrobrás”, e da sua bacia hidrográfica. Eles participam dos Grupos de Trabalho de Revitalização da Orla, Abastecimento de água e Sistema de esgotamento Sanitário e de Captação de recursos.

Em Sarzedo, a equipe presta apoio em obras de reforma, construção ou revitalização de praças públicas.