A chegada de uma criança com deficiência é algo que transforma todo o seu entorno e precisa ser tratada com amor e responsabilidade, não só pela família como por toda a sociedade. Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 24% da população brasileira - cerca de 45,6 milhões de pessoas -, possui alguma deficiência, seja ela física ou intelectual, o que aumenta a necessidade de um debate amplo, empático e agregador sobre a real inclusão desse público. Pensando nisso, o Clube Família, plataforma de conteúdo da Sem Choro, promove na próxima quarta-feira (27), às 20h, um workshop gratuito sobre diversidade e inclusão.

O evento online reúne três personalidades que experimentam cotidianamente essa realidade e se tornaram referências na luta por inclusão: Andréa Werner, jornalista, escritora e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa; Daniel Gonçalves, produtor de cinema. Seu longa-metragem – “Meu Nome é Daniel” - foi o primeiro a ser dirigido por uma pessoa com deficiência no Brasil; e Marcelo Cafiero, professor de língua portuguesa, pesquisador sobre inclusão escolar e co-Host do podcast “Entre Fraldas”.

Para Rafa Andrade, um dos idealizadores do Clube Família, a conexão dessas histórias retrata fragmentos da diversidade genuína e é fundamental para o desenvolvimento de uma mentalidade, de fato, integrativa. “Vamos reunir nesse papo uma mãe, um pai e um filho de diferentes famílias que sentem na pele os desafios de viver em uma sociedade que não está pronta para acolher. Cada um, baseado em sua experiência pessoal, apontará as dificuldades e aprendizados dessa jornada, mostrando como todos podemos ingressar nesse movimento de transformação social”, explica.

Apesar da representatividade do tema, o bate-papo promete ser leve, descontraído e agregador. “O nosso objetivo é incentivar esse debate na sociedade e, assim, poder incluir as pessoas de forma visceral. Temos que promover a consciência da responsabilização e entender como cada um de nós - mães, pais, professores e pessoas que participam da educação das crianças – podemos ajudar na construção de um futuro mais justo e empático para todos”, reitera.

Os interessados em participar do workshop devem acessar o link: bit.ly/CF-diversidade-inclusao e fazer gratuitamente sua inscrição.

Sobre a Sem Choro
A Sem Choro é uma plataforma digital de conteúdo e serviços que tem o objetivo de otimizar o tempo de mães e pais na busca por informações de qualidade, dando a eles mais oportunidades para fazer o que realmente importa: viver experiências positivas e de afeto com as crianças, dentro ou fora de suas cidades. Entre os serviços gratuitos disponibilizados pelo site semchoro.com.br estão a produção de conteúdo multiplataforma sobre maternagem/paternagem e o guia infantil, com dicas de serviços e entretenimento em todo o território nacional. Já os assinantes do Clube Família têm acesso exclusivo a um canal de vídeos, produzidos por especialistas de diversas áreas (CF Play), e a um programa de benefícios com descontos em mais de mil parceiros nacionais.

SERVIÇO

Workshop Online Diversidade e Inclusão

Evento gratuito

Data: 26 de janeiro de 2021, às 20h

Programação:

- Andréa Werner, jornalista, escritora e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa;

- Daniel Gonçalves, produtor de cinema. Seu longa-metragem – “Meu Nome é Daniel” - foi o primeiro a ser dirigido por uma pessoa com deficiência no Brasil;

- Marcelo Cafiero, professor de língua portuguesa, pesquisador sobre inclusão escolar e co-Host do podcast “Entre Fraldas”.

 Link para inscrições: bit.ly/CF-diversidade-inclusao

 

Fonte: Déborah Santos - E se... Comunicação & Criatividade