O Dia Mundial da Justiça Social é comemorado no dia 20. A Faixa de Cinema, da Rede Minas, chama a atenção para a importante data criada pelas Nações Unidas. Na próxima sexta (19), são exibidos documentários que tratam de questões como habitação, dignidade e a luta da classe operária no país. Os curtas “A luta do povo”, do premiado diretor Renato Tapajós, e “À Margem das Torres”, de Ton Apolinário, são apresentados, às 23h.

O filme “A luta do povo” mostra os principais registros da classe operária brasileira entre 1978 a 1980. A partir da morte do operário Santo Dias da Silva, assassinado pela polícia num piquete de greve, e pelo protagonismo de um casal de moradores da periferia de São Paulo, o curta mostra diversas manifestações: Movimento contra a Carestia, Movimento das Favelas, Movimento de Saúde, Luta dos posseiros do Vale da Ribeira, Primeiro de Maio de 1979, greve dos metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em 1980, e terminando com o 1º de maio, também de 1980. O documentário, um dos 30 títulos do diretor e escritor Renato Tapajós, recebeu o prêmio Glauber Rocha, na Jornada Brasileira de Curta Metragem.

A contribuição do curta-documentário “À Margem das Torres” vai além de retratar a dimensão dos impactos causados pela remoção das famílias que viviam na Vila das Torres, no subúrbio carioca, até 2010. Desde os anos de 1960, a comunidade possuía uma das maiores hortas urbanas do Rio de Janeiro. A produção local abastecia o mercadão de Madureira e bairros adjacentes. Com a chegada do Parque Madureira, as famílias que ali viviam foram desalojadas. Oito anos depois, ex-moradores compartilham o passado e os efeitos de seu apagamento do cenário urbano local.

A Faixa de Cinema vai ao ar nesta sexta (19), às 23h, pela Rede Minas. Os filmes também podem ser vistos, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

COMO SINTONIZAR:
A Rede Minas está no ar no canal 17 UHF ou 9.1 (HD) e 9.2 (SD); Net 20 e Net HD 520; Oi 09; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; além do site da emissora redeminas.tv e o aplicativo (redeminas.tv/aplicativoRedeMinas).

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas