Gilberto Passos Gil Moreira, um dos maiores nomes da MPB e forte referência na música e na cultura brasileira, completa 80 anos no próximo domingo (26/6) e receberá todas as homenagens que merece na Rádio Inconfidência dentro da programação, ao longo de três dias.

A celebração, batizada “Tempo Rei – 80 anos de Gilberto Gil”, começa na antevéspera, sexta-feira (24/6), quando será veiculado o primeiro dos 9 especiais sobre sua vida e obra musical, às 11h15, durante o programa Estúdio 100.9. Os outros especiais serão exibidos no Almanaque, Zona de Conforto, O Melhor da MPB, Polifonia, Esse Tal de Rock, Forrobodó, o Samba Bate Outra Vez e Esquinas de Minas, de sexta a domingo (26/6), dia de seu aniversário.

Além disso, o Bazar Maravilha da próxima sexta-feira será dedicado a ele, e no domingo, o produtor Pedrinho Alves apresenta uma edição especial do programa “Coletânea”, às 7h, e também uma seleção musical de outros intérpretes cantando Gilberto Gil no “Feito em Casa”, às 20h.

Os especiais irão passear por momentos variados de sua carreira, como o Tropicalismo, o exílio, as fases “Re” (Refazenda, Refavela, Realce) e suas grandes influências musicais, como Luiz Gonzaga, Bob Marley e João Gilberto. Os miniprogramas terão cerca de 14 minutos cada, e claro, além das histórias, vão tocar muitas músicas das várias fases de Gilberto Gil, dos anos 60 até o momento atual. A apresentação dos miniprogramas ficará a cargo de Waleska Falci e Márcio Ronei.

A Rádio Inconfidência pode ser sintonizada na FM 100,9, pela AM 880 (OC 6010 e OC 15190) e inconfidencia.com.br

 

Fonte:  Caroline Vieira de Souza - Rede Minas