Nesta terça-feira, dia 26 de maio, às 17 horas, o Projeto Fotografias por Minas realiza live com o tema “Olhares indígenas e a percepção de mundos”. Ailton Krenak e Edgar Kanaykõ participam do bate-papo, que será transmitido ao vivo no Instagram da iniciativa.

Ailton Krenak é autor de “Ideias para adiar o fim do mundo” e “O amanhã não está à venda” e um dos mais destacados ativistas do movimento socioambiental e de defesa dos direitos indígenas. Em sua obra, critica a maneira como os seres humanos se relacionam com a natureza — como algo separado da existência humana.

Edgar Kanaykõ, pertence ao povo indígena Xakriabá. É mestre em Antropologia pela UFMG. Tem atuação livre na área de Etnofotografia, que ele define como “um meio de registrar aspecto da cultura - a vida de um povo”. Nas lentes dele, a fotografia torna-se uma nova ferramenta de luta, possibilitando ao outro ver com novo olhar aquilo que um povo indígena é.

Fotografias por Minas

O projeto Fotografias por Minas reúne grupo de fotógrafas e fotógrafos mineiros numa iniciativa solidária em prol de entidades e grupos sociais impactados pelo novo coronavírus. A campanha prossegue até 12 de junho e conta com a adesão de mais de 300 participantes, profissionais de renome como: Eustáquio Neves, Márcia Charnizon, Pedro David, João Castilho, Gustavo Lacerda, Kika Antunes, Isis Medeiros, Daniela Paoliello, entre outros.

As cópias/prints fine art de fotografias autorais serão ilimitadas, pelo tempo que durar a campanha. As doações poderão ser feitas no site www.fotografiasporminas.com.br. O valor arrecadado, depois de serem descontados custos de impressão e logística, será destinado a projetos sociais mineiros. A primeira meta é arrecadar R$ 60.000 que será dividido entre as entidades: Comunidade Geraiseira do Vale das Cancelas (região de Grão Mogol), Comunidade Quilombola Ausente Feliz (Serro), Creche Bom Pastor (Ibirité), Lar de Idosos Sagrada Família (Bonfim) e Proteção Animal Amigo Sem Dono (Ribeirão das Neves).

O projeto Fotografias por Minas tem parceria e o apoio de empresas mineiras, como a Greco Design, a Artmosphere Fine Art e a ETC Comunicação.

 

 

Fonte: Etc comunicação empresarial