Em parceria cultural com o Sesc em Minas, o Festival Fartura Gastronomia Du Brasil, que será realizado de 11 a 13 de dezembro contará com 18 shows musicais online e seis apresentações teatrais, contemplando todas as regiões do Brasil. Em Belo Horizonte, os shows serão de Toninho Horta, Refinaria Black e Gustavo Figueiredo; e a apresentação teatral da dupla mineira de contação de histórias Marina Flor e Guto Passarinho. Todos serão transmitidos de forma gratuita, no Youtube do Sesc em Minas, parceiro de longa data do Festival e fomentador da cultura no Estado.

Programação:

 MÚSICA

11/12 – SEXTA-FEIRA

KIAI GRUPO - live às 13h

Fartura e Sesc em Minas apresentam KIAI Grupo. O trio de música instrumental oriundo do extremo sul do país mostra em suas performances o quanto a música pode ser transformadora,  ao despertar diferentes sensações e impulsionar uma profunda troca com o outro e conosco.

MURMURANDO - live às 14h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Murmurando. Em sua apresentação a banda mostra a evolução de seus músicos, que começaram como grupo tradicional de choro e se tornaram músicos e compositores independentes que exploram o universo dos ritmos brasileiros, mantendo a virtuosidade e elegância do choro como essência.

FACE MUSICAL QUARTETO - live às 18h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Face Musical Quarteto. O grupo apresenta um repertório predominantemente autoral, com influências de choro, forró, frevo e novo Jazz Instrumental Brasileiro, onde o virtuosismo e a improvisação são traços distintivos do projeto.

PATA DE ELEFANTE – live às 19h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Pata de Elefante. Banda formada em 2002 que representa o rock gaúcho – elevando o gênero a outro patamar: o do rock instrumental. Hoje a Pata de Elefante se tornou uma referência para a música instrumental brasileira.

FABIANO DE CASTRO – live às 20h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Fabiano de Castro, pianista e compositor com dois álbuns gravados. Iniciou na música aos onze anos, em Juiz de Fora. Na década de 90, estudou harmonia, improvisação e arranjo no CIGAM (Curso Ian Guest), no Rio de Janeiro. Em 2000, mudou-se para Nova York, onde estudou no Harbor Conservatory. Atualmente vive em São Paulo, onde tocou com músicos como Renato Teixeira, Pena Branca, entre outros.

TONINHO HORTA  – live às 21h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Toninho Horta. De família de músicos, com 30 discos gravados, Toninho é considerado um dos maiores guitarristas de jazz do mundo, aclamado e respeitado internacionalmente. Seu mais recente trabalho, o álbum duplo “Belo Horizonte” ganhou o Grammy Latino 2020 na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira

12/12 – SÁBADO

PROJETO TIMBRAL – live às 13h

Fartura e Sesc em  Minas apresentam Projeto Timbral, fundado pelo músico Lu D`Sosa. Com um estilo próprio e cheio de influências da música negra, o objetivo é mostrar que música instrumental pode ser democrática e acessível.

QUINTETO CAXANGÁ – live às 14h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Quinteto Caxangá. Com o repertório de música instrumental, o grupo apresenta um misto de ritmos brasileiros de grandes nomes da música nacional e paraense com composições autorais.

REFINARIA BLACK – live às 18h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Refinaria Black. Swing com música de altíssima qualidade é a promessa da banda para seu show, com sua forte influência de Black Music e elementos do Hip Hop em seus arranjos, como as batidas do trap, scrashs e samplers.

PEDRO MARTINS E MICHAEL PIPOQUINHA – live às 19h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Pedro Martins e Michael Pipoquinha. Os instrumentistas – Michael, 24 anos e Pedro, 26 anos – apresentam o álbum “Cumplicidade”, um disco de guitarra e contrabaixo, com pontuais participações vocais, e em que nada parece faltar.

DANIEL D’ALCANTARA QUINTETO – live às 20h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Daniel D’Alcantara Quinteto. O trompetista e seu quinteto com larga experiência na Música Instrumental Brasileira, apresenta um repertório focado na composição autoral de seus integrantes. O grupo com formação eclética e ao mesmo tempo tradicional do Jazz tem como prioridade a improvisação individual e coletiva.

TOQUINHO – live às 21h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Toquinho. O músico paulista de natureza lúdica e leve que define a profissão em: “Construir acordes e harmonias, fazer música e poesia”. Autor de clássicos da MPB como: “Aquarela”, “Tarde em Itapuã”, “Que maravilha”, entre outros.

13/12 – DOMINGO

TRIO CHAMOTE – live às 13h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Trio Chamote, trio de músicos mineiros que utiliza uma inusitada estrutura instrumental: banjos (corda), flautas(sopros) e bateria (pau) com elementos tecnológicos. O show é uma grande apresentação instrumental através de uma perspectiva refrescante e alegre com ritmos amazônicos.

TAMIRIS DUARTE – live às 14h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Tamiris Duarte. A contrabaixista apresenta um show instrumental ao lado de Josué de Oliveira (bateria), André Brasil (guitarra) e Clarissa Ferreira (violino) com arranjos inéditos que contemplam repertórios advindos de tradições brasileiras como bumba-meu-boi, além de composições originais.

MUNTCHAKO – live às 18h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Muntchako, o trio que caminha por ritmos latinos, africanos, jamaicanos, misturados a beats eletrônicos, synths, tambores e guitarras. Faz uma música instrumental, sem fronteiras e de diferentes sotaques.

LUCAS ESTRELA – live às 19h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Lucas Estrela. Tendo como matérias primas a guitarrada e o tecnobrega, o músico criou uma linguagem musical própria – que mistura música instrumental e eletrônica, com um ritmo mais pop que aponta em direção à consolidação de uma releitura da guitarrada paraense.

GUSTAVO FIGUEIREDO – live às 20h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Gustavo Figueiredo. O pianista mineiro atua profissionalmente desde 1999 lecionando, gravando e tocando com importantes artistas brasileiros como Vander Lee, Beto Guedes, Toninho Horta, entre outros. Premiado, Gustavo estreou, em 2018, um trabalho no qual interpreta importantes compositores da música brasileira, com novos arranjos e uma linguagem contemporânea.

MANASSÉS DE SOUSA – live às 21h

Fartura e Sesc em Minas apresentam Manassés de Sousa. Considerado um dos precursores da MPB (Música Popular Brasileira). O músico, com mais de 50 anos de carreira, tem uma grande trajetória como produtor musical, arranjador, instrumentista e compositor, principalmente no Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal e Ceará,

TEATRO

11/12 – SEXTA-FEIRA

TRICOTANDO PALAVRAS – Live às 8h

Para contar uma história o Tricotando Palavras cria uma mistura de fios que se unem à música, à grandiosa cultura tradicional brasileira, repleta de ritmos, costumes, aromas e cores e ao teatro com toda sua expressividade e emoção, e muitas, mas muitas palavras.

TÂMARA BEZERRA – Live às 9h

Educadora, autora de literatura para crianças e jovens e contadora de histórias profissional. Seu repertório tem forte influência da poética do sertão brasileiro e da narração sobre histórias do Brasil e outros países.

12/12 – SÁBADO

VIVANDEIROS DA ALEGRIA – live às 8h

O contador de histórias Vivandeiro Roger Castro propõe com o seu Tertulino Brandão darmos asas à imaginação por meio das lendas e causos do gaúcho. Em companhia da gaiteira, interpretada pela Vivandeira Paloma Trevisan, criam um elo perfeito na contação de histórias.

MARINA FLOR E GUTO PASSARINHO – live às 9h

A dupla mineira de contação de histórias criam conteúdos que valorizam a essência positiva e alegre das crianças. Abordando temas que inspiram a criação de hábitos saudáveis e que estimulam uma cultura do bem, amorosa, empática e pacífica.

 

13/12 – DOMINGO

RAYZA MIRANDA – live às 8h

Contadora de histórias, a paraense se descreve como: uma paraense que ama açaí grosso com peixe frito, apaixonada pela cultura popular, oralidade e brincadeiras

NYEDJA GENNARI – live às 9h

Nyedja tem o dom de criar e contar histórias a partir do cotidiano e também do seu projeto “Personalize Sua História”, que ela apresenta Brasil afora, criando e contando histórias de pessoas e empresas em eventos cheios de emoção, com figurino e cenografia da autora.

SERVIÇO:

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil

Data: 11, 12 e 13 de dezembro

Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.

Programação online: www.farturabrasil.com.br

Programação cultural gratuita no Youtube do Sesc em Minas e do Fartura

 

Fonte:  Imprensa Sesc em Minas