Belo Horizonte completa, este ano, 122 anos. O que poucos sabem é que a centenária estação ferroviária Gameleira, na região oeste da cidade, acompanhou o desenvolvimento da capital. Hoje, esse espaço, que é patrimônio nacional, está abandonado. O programa “Estações”, da Rede Minas, resgata a história desse local, de 102 anos, e mostra que ainda há uma rica memória que batalha para sobreviver.

O casarão da antiga estação mantém as paredes firmes, mas passa quase despercebido por aqueles que caminham na avenida Amazonas. A tinta desgastada e as paredes pichadas escondem a pequena, mas imponente, estrutura. Para falar sobre a estação que movimentava a vida de funcionários e passageiros, a equipe da Rede Minas foi até o local e conversou com quem trabalhava e morava às margens dos trilhos. O programa revela histórias fascinantes que relembram o lugar, assim como os hábitos e o cotidiano de quem vivia a realidade da época.

No programa, o público confere, ainda, especialistas e pesquisadores que fazem um resgate histórico, além de responsáveis por associações que lutam para reativar a Estação Gameleira como um centro cultural.

O programa “Estações”, da Rede Minas, vai ao ar nesta terça (05/11), às 20h30. O Estações também pode ser visto, no mesmo horário, no site da Rede Minas: redeminas.tv.

SOBRE O “ESTAÇÕES”

O programa estreou na última semana (29/10), quando a Rede Minas anunciou uma nova programação em homenagem aos 35 anos da emissora pública do estado. A atração mostra o ramal Paraopeba, da Estrada de Ferro Central do Brasil. A equipe da Rede Minas visitou oito estações ferroviárias e traz, no programa, a realidade e a memória desses locais. Nos próximos episódios, exibidos às terças, o público confere as paradas de embarque e desembarque de trem nas cidades de Ibirité, Sarzedo, Brumadinho, Moeda, Belo Vale e Congonhas.

SITE DA REDE MINAS TRAZ PÁGINA COM NOVIDADES DO PROGRAMA

A Rede Minas criou uma página, no site da emissora, onde o público pode embarcar nessa viagem. A cada episódio exibido na TV, mais informações e curiosidades na Internet. Basta acessar http://bit.ly/estacoesestreia.

PRÓXIMOS EPISÓDIOS – CONFIRA AS ESTAÇÕES:

12/11, às 20h30 – estação - cidade de Ibirité
19/11, às 20h30 - estação - cidade de Sarzedo
26/11, às 20h30 - estação cidade de Brumadinho
3/12, às 20h30 - estação cidade de Moeda
10/12, às 20h30 - estação cidade de Belo Vale
17/12, às 20h30 - estação cidade de Congonhas