O tempo de cumprir o isolamento social pode ser também o momento para planejar a carreira e se preparar para os obstáculos do mercado de trabalho. Nesta quinta-feira, 26 de março, às 18h, a Newton promove conversa com Carolina Salvo, psicóloga, consultora organizacional e especialista de Carreiras da instituição. Com tema "Carreiras em tempos de incertezas", o workshop é aberto ao público e, para participar, basta acessar o canal do Youtube da Newton, no horário marcado, pelo link https://youtu.be/EmE4WGKgvgA.

Os assuntos abordados na conversa com o público passarão por pontos como autoconhecimento, planejamento, como entender os contextos de crise e se planejar e de que maneira é possível transformar situações. Para discutir esses pontos, a interação entre os participantes ao vivo, pelo canal, é aberta e bem-vinda. Para o coordenador do setor de Pesquisa, Extensão e Inovação da Newton, Leonardo Fernandes, responsável pela proposta, o debate sobre o assunto é necessário, especialmente diante do cenário mundial sobre o novo coronavírus. "A pandemia está trazendo um grande impacto social e econômico. Nossas relações sociais, de trabalho e emprego estão mudando e se adaptando neste momento. Em um curto espaço de tempo, pessoas e negócios viram o cenário mudar completamente. Acreditamos que todos precisarão passar por esse movimento de planejar seus próximos passos, repensar a sua carreira, a sua posição no mercado, pois trabalho e emprego nos trazem renda, sustento, qualidade de vida e realização pessoal e profissional", analisa.

Leonardo relaciona o curto espaço de tempo que a sociedade teve para enfrentar grandes mudanças com a necessidade de educação em carreira. "Empresas estão tendo que se reinventar para passarem por essa crise. Nos atendimentos do Newton Carreiras, sempre falamos aos alunos a importância do planejamento da nossa carreira. Acreditamos que este momento trará essa questão com mais força. Muitos podem se ver agora trabalhando de casa, outros autônomos podem ver sua fonte de renda comprometida, e outros que buscam a inserção no mercado podem estar se questionando como ficará o cenário de contratações. Educação em carreira é algo que nos auxilia a manter nossa empregabilidade alta, traz clareza sobre quais ações tomar e nos auxilia a montarmos o nosso caminho no mercado", completa.

Sobre a Newton – Com 47 anos de história, três modernos complexos em Belo Horizonte (MG) e mais de 80% do corpo docente formado por mestres e doutores, a Newton está entre as principais instituições de ensino superior de Minas Gerais. A Newton oferece cursos de graduação, pós-graduação e a distância nas áreas de ciências exatas, tecnologia, saúde, comunicação, ciências sociais e direito, além de programas de iniciação científica e de extensão e cursos livres online e presenciais. Consagrada pela alta qualidade acadêmica e excelente infraestrutura, conta com avançados laboratórios, núcleos de prática em diversas áreas do conhecimento e centros de inovação como o Fab Lab Newton, CNE – Centro Newton de Empreendedorismo, CEJU – Centro de Exercício Jurídico, NPCont – Núcleo de Práticas Contábeis e o Smart Campus – primeiro campus inteligente do estado. Os estudantes dos cursos de saúde, por exemplo, contam com as clínicas-escolas de Odontologia, Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia, Estética e a Clínica de Veterinária. Nesses espaços, orientados pelos professores, os estudantes aplicam na prática o conhecimento adquirido em sala de aula e prestam serviços para a população, e os alunos de Arquitetura e Urbanismo contam com o escritório-modelo, Studio N. Além da reconhecida qualidade de ensino e de privilegiar a prática, a Newton investe permanentemente no relacionamento com o mercado, firmando importantes parcerias para proporcionar a seus alunos as melhores perspectivas e oportunidades profissionais, incluindo convênios e acordos com instituições educacionais internacionais.

Como parte de seu compromisso de promover a reflexão e incentivar uma mudança de atitude com relação ao desenvolvimento sustentável, à consciência ambiental e ao consumo consciente, a Newton apoia e promove os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), uma agenda firmada em 2015 por 193 países junto à ONU, para acabar com a pobreza, lutar contra as desigualdades e a injustiça e combater as mudanças climáticas até 2030.

 

Imagem: Divulgação Newton