Loja também participa do FLIR - III Festival de Livro na Rua, que acontece até o dia 10 de outubro

Durante mais de oito anos, a Rua Fernandes Tourinho, 145, foi a casa da loja Patrícia de Deus Ideias e Papéis. Um ambiente charmoso, acolhedor e repleto de criatividade que ficou conhecido por oferecer ao público que circulava pelas ruas da Savassi produtos inéditos e exclusivos de arte, design, artesanato e papelaria fina e pelos projetos de valorização da cultura local e do feito à mão, além de exposições de artistas locais e encontros de bordado.

Em 2020, no entanto, o mundo se viu diante de um novo contexto, repleto de desafios e os comerciantes tiveram que repensar completamente as formas de se relacionar com seus clientes. Naquele momento, Patrícia de Deus aproveitou para repensar os rumos de sua loja.

“A pandemia foi muito difícil para o comércio. Mas os períodos de dificuldade também geram oportunidades. Aproveitei o tempo para repensar prioridades, semear novos sonhos, planejar projetos, novidades e decidi que queria fazer as coisas com mais plenitude, leveza, amor e respeito. Entendi, depois de muita reflexão, que era o momento de mudar, de levar a PdD para um novo espaço. Uma loja menor, mais leve e mais adequada aos novos tempos, que nos permitisse dedicar mais atenção ao processo de curadoria afetiva, conhecer novos artistas e atender os nossos clientes de maneira mais intimista, também em canais virtuais como WhatsApp, Instagram e Bagy, mais adequados à nova realidade de consumo”, conta Patrícia.

Nasceu então a PdD Leve, uma versão menor e mais aconchegante da Patrícia de Deus Ideias e Papéis. Para a nova loja, Patrícia escolheu o shopping 5ª Avenida como sede, uma tradicional galeria na região da Savassi. “A PdD nasceu dentro de uma galeria na região. Para marcar essa nova fase, entendi que era o momento de voltar às origens”, explica.

O novo espaço foi construído com o auxílio criativo da decoradora afetiva Erika Medeiros, dos designers Daniel Gonçalves e Daniela Angelo, do publicitário Hellyd Lauar e do assessor financeiro Rosemar. A nova loja já está em funcionamento, sendo que a inauguração oficial foi em julho deste ano.

NOVOS PROJETOS

Patrícia de Deus Convida:

Na PdD Leve, os artistas continuarão tendo o Espaço de Arte como um canal de expressão, no entanto, em um contexto de mais leveza, as exposições serão exibidas como mostras. Além da loja, Patrícia de Deus usará o feed do Instagram como uma espécie de galeria virtual.

 Atualmente, quem expõe no espaço é o conceituado artista Darío Velasco, com a mostra “Desenhos da Noite”.

Darío Velasco, de 45 anos, trabalha como artista plástico desde 2019 e vem desenvolvendo trabalhos a carvão, pastel seco, acrílica e colagem desde então. Formado pela UEMG em design gráfico, atuou no mercado publicitário por mais de 15 anos com pós-produção de fotografia em photoshop e ilustração publicitária em vários estilos.

Nesta mostra, reúne 5 ilustrações da série “Desenho da Noite”. São desenhos que, como o próprio nome da série diz, são feitos à noite, depois que seus filhos dormem. A série possui tamanho fixo de 34,5 x 30 cm. A técnica é carvão vegetal sobre papel. Os temas, mais puxados para o realismo, mostram geralmente pássaros, frutas, objetos pequenos, vegetais e bichos de jardim, como caramujos.

Há a esperança e a questão das perdas ao mesmo tempo nos desenhos. A composição é voltada para um arranjo lúdico. É o exercício do desenho que convida o espectador a pensar e refletir, percorrendo os traços e manchas no papel.

Bordado:

O bordado, tão presente na história da PdD com o projeto Bordando no Banquinho, também será reinventado. “Teremos a chance, tão logo seja possível, de voltar a promover encontros presenciais. A ideia é explorar novos espaços públicos da capital como praças, por exemplo, para celebrar essa arte maravilhosa e o talento das bordadeiras”, anuncia Patrícia.

Atualmente, a loja conta também com a exposição “Bordados Literários”, com lindas peças feitas por bordadeiras que tem uma longa relação com a PdD e acontece como uma ação relacionada ao FLIR 2021, a Feira do Livro de Rua.

Endereço: Rua Alagoas, 1.314, Shopping 5ª Avenida, Lj.14, Piso A, Savassi

Telefone: 31 3223-5415 | 31 98365-2041

Site: http://patriciadedeus.com.br/ 

Loja Virtual: https://bagy.com.br/patriciadedeus

Instagram: https://www.instagram.com/patriciadedeus/
E-mail: contato@patriciadedeus.com.br 
Horário de Funcionamento: de segunda a sexta, das 10h às 18h, e sábado, das 10h às 14h.

 

 

Fonte: Luiz Cabral Inácio