No próximo sábado, dia 1o de maio, Dia do Trabalhador, o Sistema Ocemg convida o público para conhecer e se conectar ao cooperativismo e ao Dia de Cooperar 2021. O lançamento oficial do Dia C, maior movimento de voluntariado cooperativista do país, será realizado em um evento exclusivo, em parceria com a Rádio 98FM, que dedicará sua programação para divulgar o cooperativismo e as atividades do setor em prol do desenvolvimento dos municípios mineiros e de todo o Estado.

A partir das 9 horas os ouvintes poderão conferir muito conteúdo, - entrevistas, reportagens e bate-papo sobre as ações sociais realizadas pelas cooperativas mineiras -, produzido especialmente para demonstrar à sociedade como é possível transformar o mundo por meio de ações simples e de cooperação. No evento, também será lançado o projeto MinasCoop Energia, uma iniciativa de sustentabilidade do Sistema Ocemg em prol do desenvolvimento do Estado.

E a partir das 16 horas, o público poderá acompanhar um show exclusivo com a dupla sertaneja mineira César Menotti e Fabiano, com o Trio Parada Dura e convidados. A transmissão poderá ser vista pelo YouTube do Sistema Ocemg e também pelas plataformas da 98FM, 98Live e Youtube.

Lançamento Dia de Cooperar 2021 - Programação

  • 9 horas – Abertura com Paulo Leite - O apresentador traz personalidades do cooperativismo para um bate-papo sobre sustentabilidade, cooperação e voluntariado. No segundo bloco o jornalista destaca o lançamento do MinasCoop Energia, projeto de energia fotovoltaica viabilizado pelo Sistema Ocemg.

  • 12 horas –Aceleradores do Bem - Silvia Castro dá visibilidade a quem está fazendo a diferença no mundo, apresentando reportagens especiais de cooperativas que estão desenvolvendo projetos exemplares de sustentabilidade em suas comunidades.

  • 14 horas – 98 Especial Dia C - Bate-papo descontraído sobre o Dia C, falando muito sobre a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) preconizados pela ONU.

  • 16 horas - Show exclusivo - Dupla sertaneja César Menotti e Fabiano, Trio Parada Dura e convidados.

Dia C 2021

Para ter acesso às informações completas e acompanhar o movimento, basta acessar o blog do Dia C: http://diac.minasgerais.coop.br/.

Para Ronaldo Scucato, presidente do Sistema Ocemg, o Dia de Cooperar torna-se cada vez mais relevante, ainda mais no atual momento. “Para a realização do Dia de Cooperar 2021, o Sistema Ocemg conta com a parceria essencial das cooperativas mineiras, sempre alertas para as demandas de suas comunidades, para que se mobilizem neste Dia C e prossigam na construção deste legado de transformação social inerente ao cooperativismo”.

Sobre o Dia C

O Dia de Cooperar é um programa de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, iniciado em Minas Gerais em 2009, cujo foco principal é o incentivo ao voluntariado e aos impactos sociais transformadores nas comunidades. Desde 2015 acontece em todo o Brasil, confirmando o compromisso das cooperativas na busca por um país mais justo, com melhores oportunidades para todos.

As milhares de ações voluntárias realizadas, ano após ano, fazem do Dia C o maior movimento cooperativista de voluntariado do Brasil. Os projetos idealizados pelas cooperativas são norteados pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS) e mostram a face humana do setor, que atua em prol do bem-estar e da qualidade de vida das pessoas.

Em 2020, o Dia de Cooperar registrou em Minas Gerais 267 cooperativas participantes, que realizaram 240 projetos em 355 municípios. Ao todo, 32.123 voluntários foram mobilizados. O esforço culminou em quase 3,6 milhões de pessoas beneficiadas no Estado. Além disso, cerca de 92% do total de ações, tiveram foco em ações de combate e prevenção da disseminação do novo Coronavírus na mitigação dos impactos causados pela pandemia de Covid-19.

Nacionalmente, 7,8 milhões pessoas foram beneficiadas com as iniciativas do Dia de Cooperar 2020, por meio de 2,8 mil projetos, sendo que 2.159 deles foram de iniciativas diretamente ligadas ao combate aos efeitos da pandemia.

Desde a sua nacionalização, o Dia de Cooperar já mobilizou, em todo o país mais de 994 mil voluntários, e mais de 19 milhões de pessoas foram beneficiadas pelas ações de responsabilidade social das cooperativas.

O Sistema Ocemg

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).

 

 

 

Fonte: Luciana d'Anunciação - ETC Comunicação