As cidades de Itaúna e Igarapé recebem a partir do dia 21 de junho o projeto Cine Teatro Solar - Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas, com uma programação que aposta no teatro como ferramenta para estimular a reflexão sobre os cuidados com os recursos naturais. O foco da iniciativa, gratuita e aberta ao público, está nas crianças, mas famílias inteiras são convidadas a participar.

As apresentações teatrais ficam a cargo de duas companhias. A Trip Teatro encena o espetáculo “O Gigante”, que usa diversos elementos da cultura brasileira para mostrar um pouco da vida de um enorme e engraçado personagem que dedica seus dias a cuidar da água dos rios e mares. Já o grupo Mamulengo Fuzuê leva ao palco a peça “Benedito, Abençoada e Bendizido”, que se inspira na dramaturgia popular do mamulengo e no teatro de rua. Palhaços, músicos e bonecos de mamulengo desenvolvem um roteiro de ações dramáticas com mágicas, músicas, ditos e ditados populares que revelam ao público velhas soluções para os novos desafios que surgem da modernidade.

Entre os dias 21 e 24 de junho, os espetáculos serão apresentados em Itaúna, no Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros.  No município, haverá também sessões de cinema, oficinas de reciclagem e palestras de conscientização. As apresentações serão em uma arena especialmente montada para isso, com o palco sobre a carroceria de um caminhão e espaço coberto com cadeiras para receber até 200 pessoas.

Em seguida, entre 28 de junho e 1ª de julho, os moradores de Igarapé receberão a ação cultural, no Centro Esportivo Vicente Gomes da Silva. No total, estão programadas 24 apresentações teatrais, quatro sessões de cinema, oficinas de reciclagem e palestras de conscientização ambiental.

Aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, o Cine Teatro Solar - Cultura e Sustentabilidade Mineração Usiminas é realizado pelo Ministério do Turismo e a Magma Cultura, com patrocínio da Mineração Usiminas. O projeto tem apoio do Instituto Usiminas e das prefeituras de Itaúna e Igarapé.

 SERVIÇO

O que é: Cine Teatro Solar - Cultura e Sustentabilidade Usiminas

 Atividades: Teatro, cinema, palestras e oficinas de reciclagem.

Roteiro:

Itaúna (MG) - Espaço Cultural Adelino Pereira Quadros

21/6 - Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Sessão de cinema às 19h

22/6 - Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Sessão de cinema às 19h

23/6 - Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Palestra às 19h

24/6 – Sessões de teatro às 8h e às 10h

Igarapé (MG) - Centro Esportivo Vicente Gomes da Silva

28/6 - Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Sessão de cinema às 19h

29/6 - Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Sessão de cinema às 19h

30/6 - Sessões de teatro às 8h, 10h, 14h e 16h; Palestra às 19h

01/7 – Sessões de teatro às 8h e às 10h

Sobre a Magma

A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por todo o Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, que funcionam como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pela Magma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa a mobilizar os países e a população em busca de novos caminhos para melhorar a vida das pessoas em todo planeta. Em 14 anos de estrada, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades promovidas pela Magma e seus patrocinadores.

Sobre a Mineração Usiminas

A Mineração Usiminas nasceu de uma joint venture entre a Usiminas e o grupo japonês Sumitomo Corporation, em 2010. Atualmente, a empresa se posiciona como importante fornecedora de minério para o mercado nacional e internacional.    Oferecer minério de alta qualidade, usando inovação e tecnologia, com segurança e respeito ao meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social de Itatiaiuçu e região. Esses são alguns dos principais objetivos da Mineração Usiminas S/A.

 
Fonte: Márcia Oliveira