O maestro Heitor Villa-Lobos estaria comemorando, neste mês, 134 anos. O nascimento do compositor que revolucionou a música erudita no país se tornou o Dia Nacional da Música Clássica. O programa Harmonia, da Rede Minas, faz uma homenagem ao compositor com a apresentação de um concerto com obras de Villa-Lobos e os comentários do violinista Rommel Fernandes.

O concerto traz as três sonatas para violino e piano de Villa-Lobos. A apresentação dessas obras é um acontecimento raro da música brasileira, pois elas dificilmente são tocadas juntas, em um mesmo programa. Villa-Lobos compôs as três sonatas em diferentes fases de sua vida. A atração traz as peças executadas pelo pianista Gustavo Carvalho e o violinista Rommel Fernandes. O espetáculo fez parte da 33° e 34° semanas de Música de Câmara, da Fundação de Educação Artística (FEA), realizado em 2020.

O violinista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Rommel Fernandes, é quem comenta o trabalho do mais famoso maestro brasileiro. Rommel atualmente é aquele que lidera a orquestra abaixo do maestro, o chamado spalla. Também desenvolve trabalhos como solista, recitalista e músico de câmara. Doutor e mestre em Música com “Honors” pela Northwestern University (EUA), Rommel frequentou também o Lucerne Festival Academy (Suíça) e o Tanglewood Music Center (EUA).

Já o pianista Gustavo Carvalho foi nomeado pelo francês “Le Monde de la Musique” como um dos pianistas mais promissores de sua geração. Se apresentou em importantes salas de concerto no mundo. Como solista de orquestras, tocou sob a regência de grandes maestros, como Ira Levin, Howard Griffiths, Yuri Bashmet e Evgeny Bushkov. Foi dele a fundação do Festival Artes Vertentes – Festival Internacional de Artes de Tiradentes, do qual é diretor artístico.

Sob o comando do jornalista Clóvis Ribeiro, o programa Harmonia em homenagem a Villa-Lobos e ao Dia Nacional da Música Clássica (05/03) vai ao ar, neste domingo (21), às 14h, pela Rede Minas. A atração também pode ser vista, nesse mesmo horário, no site da emissora: redeminas.tv.

COMO SINTONIZAR:
redeminas.tv/comosintonizar
A Rede Minas está no ar no canal 9 (VHF) ou 17 (UHF); Net 20 e Net HD 520; Vivo 9; One Seg (para celulares e portáteis) 9.3; e através do satélite Brasilsat C2 para a América Latina.

ACESSE AS REDES SOCIAIS:
www.redeminas.tv
facebook.com/redeminastv
instagram.com/redeminastv
twitter.com/redeminas
youtube.com/redeminas

 

 

Fonte: Tatiana Coutinho de Oliveira - Rede Minas