Participar de uma experiência cultural envolve troca, aprendizado, emoção. Tudo isso foi vivenciado em 2019, durante a primeira edição do Suonerìa Fest, festival de música estudantil realizado pela Fundação Torino. Com o objetivo de proporcionar novamente à comunidade escolar essa experiência leve e prazerosa, a instituição promove, na próxima sexta-feira, 28, a partir das 19h, a 2ª edição do Suonerìa Fest. Desta vez, em formato digital, com transmissão pelo canal da Fundação, no YouTube.

“Foi pensando em uma forma de abraçar virtualmente nossos alunos, seus familiares e amigos que propusemos uma nova versão desse encontro, que se mostrou tão prazeroso para toda a comunidade escolar. Apesar de todas as limitações impostas pela pandemia, seguimos acreditando que a música nos ajuda a suportar as adversidades, transpõe as distâncias e traz aconchego aos lares de todas as famílias.”, afirma Clarissa Sodano, professora de música e coordenadora do projeto.

Participam do evento alunos a partir da 1ª  Media (6º ano do Ensino Fundamental, na faixa etária de 11/12 anos), até a 4ª Superiore (3º ano do Ensino Médio, faixa etária entre 17/18 anos), nas categorias solo ou grupo.

Para preservar os participantes, a organização do Suonerìa Fest lançou regras específicas para esta edição. Os inscritos na categoria “grupo”, obrigatoriamente, devem morar na mesma residência, ou ter realizado as gravações separadamente (cada integrante em sua própria casa).

 

Além disso, os inscritos deveriam utilizar seus instrumentos pessoais, uma vez que a escola não ofereceu instrumentos para as gravações. Cada aluno ou grupo pôde inscrever até três músicas.

As apresentações foram gravadas e serão transmitidas na live de sexta-feira. Os inscritos passaram por aulas de produção audiovisual para a criação e gravação dos vídeos. “Eles receberam a proposta muito bem, ficaram felizes com a possibilidade de realização do evento, mesmo que em formato digital. Todos os inscritos participaram da oficina em casa, com aulas on-line”, comenta Clarissa.

Além de um fomento à cultura, o Suonerìa Fest é também um evento afetivo para a Fundação Torino. As docentes, hoje à frente do projeto, são ex-alunas da escola e também vivenciaram a experiência de um festival musical em seus tempos de estudante.

Curadoria

De acordo com Clarissa Sodano, a comissão organizadora selecionou e organizou as apresentações após a análise do repertório proposto pelos inscritos e conferência da qualidade musical e visual do material enviado. 

São responsáveis pela curadoria do festival: Clarissa Sodano, professora de Música; Rodrigo Magalhães, músico e produtor audiovisual; Camila Ferreira e Gabriella Fiuza, professoras da Fundação Torino.

“Nosso convite é para que as famílias preparem a sala de estar e o coração! Estamos certos de que iremos sorrir, cantar, dançar e nos emocionar muito ao som do repertório proposto pelos inscritos no festival. Não podemos nos abraçar agora, mas podemos vibrar juntos. Que nossas vozes ecoem emoção e esperança”, destaca Clarissa. 

Serviço

Suonerìa Fest 2021 | 2ª edição

Transmissão ao vivo pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=OUszzWpcrI0

Quando: 28 de maio, sexta-feira, a partir das 19h

Apresentação: Fernanda Ribeiro

 

 

 

 

Fonte: Letícia Simões - Rede Comunicação