O filtro solar deve ser usado o ano inteiro, mas com a chegada do verão e o aumento da temperatura e das horas de sol, algumas adaptações devem ser feitas na rotina de cuidados com a pele. Se no inverno era preciso realizar a hidratação evitando o ressecamento, no verão é necessário ter atenção, uma vez que a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra, aumentando o risco de queimaduras, câncer da pele e outros problemas. Esse é o momento de intensificar o uso de filtro solar, que deve ser aplicado diariamente, e não somente nos momentos de lazer.

De acordo com a farmacêutica e professora do curso de Farmácia da Faculdade Pitágoras, Rita Soares, o fator de proteção solar mínimo (FPS) é o 30, entretanto, esse valor pode variar de acordo com a pigmentação da pele e a exposição solar. “O fator recomendado do filtro solar depende de vários fatores como tipo de pele, tempo de exposição e número de aplicações. A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) orienta que a aplicação do protetor deve cobrir o corpo de forma uniforme, incluindo os pés e as orelhas. A reaplicação deve ser feita a cada 2 horas para a máxima proteção, especialmente após o contato com a água ou transpiração em excesso”, orienta.

Nos últimos anos o uso de protetor solar em cápsulas se popularizou no Brasil, mas a professora alerta que elas não substituem a fotoproteção aplicada sobre a pele.  “As substâncias administradas por via oral não conseguem atingir a epiderme e não criam barreiras físicas, portanto deve ser usadas apenas como complemento da proteção”, explica a professora.

Para que você possa curtir o sol com tranquilidade, a especialista preparou algumas dicas de cuidados com a pele: 

 

  • Passar o protetor solar na pele ainda seca, pelo menos 30 minutos antes da exposição solar; 
  • Reaplicar o protetor solar a cada 2 horas; 
  • Escolher um protetor solar específico para as necessidades de cada pele; 
  • Usar também protetor labial e um protetor solar próprio para o rosto; 
  • Passar o protetor por todo o corpo de forma uniforme, cobrindo também os pés e as orelhas; 
  • Evitar ficar muito tempo diretamente exposto ao sol e quando o índice da radiação ultravioleta é maior e mais danoso. 

 

Sobre a Faculdade Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. 

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.  

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Pitágoras e o Blog Pitágoras.

Sobre a Kroton

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse o site da Kroton.

 

 

Fonte: Ideal H + K Strategies - Rosangela Fernandes