Mesmo de casa, os alunos da Orquestra de Câmara Sesc continuam estudando e aprimorando sua técnica. E uma mostra do processo que eles têm trabalhado pode ser visto no perfil do Sesc Palladium no Instagram (@sesc.palladium). O grupo apresenta a música Como é grande o meu amor por você, de Roberto Carlos, resultado da tutoria online que os jovens músicos estão realizando com o apoio dos instrutores da Orquestra.

Com as aulas presenciais suspensas desde o início da pandemia, em março deste ano, a Orquestra de Câmara Sesc precisou se reinventar para manter os alunos em atividade, apurando sua técnica, além de continuar promovendo a socialização entre o grupo. A gravação do vídeo veio como maneira de motivá-los e de sinalizar que, mesmo a distância, há maneiras de se realizar apresentações coletivas, mesmo quando os habituais concertos que o grupo realiza em espaços públicos e em palcos como o Grande Teatro do Sesc Palladium, ainda não estão acontecendo. “A ideia do vídeo surgiu como uma tentativa de minimizar a ausência das apresentações. É um momento muito esperado por eles. Com o vídeo, de certa forma, se apresentarão cada um em sua casa, mas juntos ao mesmo tempo”, explica a coordenadora de Serviços Sociais do Sesc em Minas, Zenólia Caires.

O maestro Eliseu Barros, que está à frente da Orquestra desde o início, em 2012, diz que tem sido um desafio diário, e que o retorno está compensando. “No início, estávamos todos, instrutores e alunos, nos adaptando a uma nova realidade. Vários alunos não possuem computador, tablet ou celular e acabam tendo que usar o telefone dos pais, o que às vezes os impossibilita acompanhar as aulas ao vivo. Foi preciso dividi-los em grupos para não deixar ninguém sem aulas. E o comprometimento dos alunos tem sido muito grande: média de frequência de cerca de 90%”, comemora. Para ele, as aulas online também estão sendo uma importante forma de interação social. “As aulas têm servido não só para que eles continuem praticando, mas para que tenham o contato social, tão importante neste momento que vivemos. Além de ser uma ocupação diária, ajuda a enfrentar a insegurança e as incertezas causadas pela pandemia”, conclui.

Acesse o perfil oficial do Sesc Palladium no Instagram e a assista a performance online de Como é grande o meu amor por você, gravada pela Orquestra de Câmara Sesc.

 

 

 

Fonte: SescMG