O Carnaval está batendo a porta e, nessa época do ano, muitas pessoas aproveitam para se divertir e gastar energia com muita festa, música, fantasia, desfile de bloquinhos, entre outros.

Mas é também uma época em que o exagero faz parte da rotina de muita gente, seja com a bebida, com a alimentação ou com o sono desregulado. O que exige um fôlego extra pra dar conta da maratona que os cinco de folia vão proporcionar.

Por isso, manter o equilíbrio é muito importante nesse período. O professor da Cia Athletica BH, Bruno Felipe explica que, por mais difícil que pareça, a moderação é a palavra-chave pra quem quer manter o ritmo no Carnaval.

“Se você já mantém uma rotina de exercícios, procure mantê-la nesse período porque a assiduidade faz toda a diferença nos resultados que você alcança. É preciso saber equilibrar a diversão, o treinamento e o descanso. Mas o treino deve ser ajustado para não deixar de ser um benefício e se tornar um risco. Se passar do ponto no Carnaval, prefira descansar do que sobrecarregar seu corpo com um exercício que não fará bem”, comenta.

Para quem não treina, mas quer ganhar um fôlego a mais para a folia, Bruno explica que é preciso ter cuidado com treinos mirabolantes que prometem resultados instantâneos. “Não existe milagre na malhação e na preparação física. É um projeto de médio e longo prazo, que muda toda a sua estrutura de vida. Receitas rápidas e que prometem resultados imediatos não devem ser levadas a sério pois o condicionamento físico não vem de uma hora para outra”, conta.

Outro ponto importante pra dar conta de curtir os cinco dias de festa é a hidratação. “Esse é um período em há um aumento no consumo de bebidas alcoólicas e isso causa um processo de desidratação mais rápido que o comum. Por isso, é essencial se hidratar o tempo todo, conhecendo seu limite e evitando exageros”.

A última dica do professor da Cia Athletica para os foliões é não esquecer dos cuidados após o carnaval. “Excessos, má alimentação e bebidas alcóolicas interferem no seu condicionamento. É preciso fazer uma readequação do treino para queimar as calorias e voltar ao preparo físico que mantinha antes do Carnaval. E, pra quem não se exercita, pode ser um estímulo para começar buscando mais qualidade de vida e saúde”.