Quando se combina conhecimento, dedicação e cooperação é possível alcançar grandes feitos.  Em 2019, a Gerdau - maior empresa brasileira produtora de aço – apoiou 200 projetos sociais nas regiões do Alto Paraopeba e Inconfidentes. Mas o destaque vai para os 2.143 voluntários engajados em iniciativas diversas e permanentes que geram valor e empoderam pessoas de todas as idades. As comunidades de Ouro Preto, Itabirito, Ouro Branco,  Conselheiro Lafaiete e Congonhas  foram diretamente beneficiadas por cursos de empreendedorismo, ações de educação ambiental, revitalização de espaços públicos e mobilizações sociais. 

Dia 05 de dezembro celebra-se o Dia Internacional do Voluntário. Com objetivo de alcançar números ainda mais impressionantes, a Gerdau convoca seus colaboradores a se engajarem em novas ações sociais nas mais diversas áreas. A mobilização acontece durante todo o dia com campanha interna e almoço especial para os funcionários. “Cada pessoa pode contribuir com seu tempo, conhecimento e experiência. As ações transformam a vida dos participantes, sejam voluntários ou beneficiados. Neste dia, queremos agradecer a todos que participaram dos projetos ao longo do ano”, comenta a analista em Relações Institucionais e Responsabilidade Social e coordenadora do Programa Voluntário Gerdau,  Mariana Almada.

Conheça 3 ações inspiradoradoras promovidas pela Gerdau em 2019:

PROGRAMA NA MÃO CERTA – Contra a Exploração Sexual Infantil

O projeto, da Childhood Brasil, tem como objetivo conscientizar os caminhoneiros que atuam nos trabalhos da Mina em Ouro Preto e Itabirito no combate à exploração sexual de crianças e adolescente nas estradas brasileiras. Foram 5 blitze realizadas ao longo de 2019. As ações contaram com café da manhã, distribuição de folders, brindes, corte de cabelo e aferição de pressão, além da orientação sobre temas como saúde e segurança. Foi exibido ainda o documentário “Mundo Sem Porteira”, da cineasta Gisele Arantes e patrocinado pela Gerdau - que faz um alerta contra a exploração sexual de crianças e adolescentes nas estradas do país.

Semana Especial no BIOCENTRO GERDAU GERMINAR – Educação Ambiental para Todos

O Biocentro Gerdau Germinar realizou uma programação exclusiva para alunos das APAE´s de Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Itabirito, além da Escola Estadual de Ensino Especial de Ouro Branco. A Semana Especial, que aconteceu pelo 13º ano consecutivo, teve o objetivo de promover a prática da educação ambiental de forma sensorial e inclusiva, oferecendo uma experiência completa aos participantes com o apoio de 33 voluntários da empresa.

JUNIOR ACHIEVEMENT promove Empreendedorismo com Adolescentes

Em 2019, foram beneficiados 365 alunos matriculados nas escolas do ensino fundamental nas cidades de Congonhas e Conselheiro Lafaiete, incluindo as áreas rurais, sendo também beneficiadas um grupo de 26 mulheres, no programa Mulheres Empreendedoras, nos distritos de Motta e Miguel Burnier. A ação contou com a participação de 49 voluntários orientadores que doaram 392 horas de trabalho em que compartilharam suas experiências, talentos, vivências pessoais e incentivaram os adolescentes a prepararem para o mercado de trabalho. 

Sobre a Gerdau

Com 118 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 13 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).