O mercado de carros seminovos continua em ascensão no país com recorde de vendas, principalmente diante da falta de peças e de carros zero km nas concessionárias. Com a grande demanda, o preço subiu e a valorização do usado tem proporcionado um bom rendimento para quem quer vender. “O mercado está bastante agitado. Tanto para quem compra ou quem vende. Mas temos percebido que existe um grande interesse de venda por parte da população que busca se capitalizar ou mesmo investir em outros projetos”, comenta Felipe Pessoa, diretor da rede Carbig.com.

A valorização do setor tem explicação nos números do mercado. E eles têm superado todas as expectativas do segmento em plena pandemia. No acumulado dos últimos sete meses, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as transações de automóveis e comerciais leves chegaram a 6.512.509 unidades, um índice 55,7 maior que o mesmo período do ano passado.

Na Carbig.com, maior revendedora de carros seminovos do Estado, o setor de compras de veículos seminovos foi reestruturado para atender à alta demanda. A empresa registrou 80% de crescimento nas compras externas de veículos seminovos em agosto em relação ao mês de julho. Com o maior estoque de seminovos do estado, a rede que está em plena expansão, está com amplo apetite de compra.

Para Haroldo Melo, gerente de compras da Carbig, o cliente que vende um carro usado busca um bom preço, mas sobretudo, confiança e seriedade são essenciais na hora da negociação. “A nossa rede de lojas tem a credibilidade do Grupo Carbel que está há mais de 50 anos neste mercado. Oferecemos boas condições e negociamos as compras em 30 minutos. Tudo é muito transparente e seguro. Aqui o cliente, além de contar com mais de 12 lojas na cidade, tem a melhor experiência de compra ou venda do mercado. Por isso que nosso índice de satisfação é 91%, muito acima dos praticados no setor”, ressalta. 

Para o aposentado George Afonso de Faria, de 70 anos, o momento não poderia ser mais propício para vender o seu veículo Fiat Ideia 2008. Com planos de se desfazer do carro para guardar dinheiro, George fechou negócio na Carbig da Avenida Antônio Carlos e ficou muito satisfeito. “Eu estava há algum tempo com a vontade de vender meu carro e me ver livre das despesas como IPVA, seguro. Além do mais, sempre é bom ter um dinheiro guardado. Com o preço em alta, decidi que era hora de vender”. E acrescenta. “Foi na Carbig que consegui a melhor oferta por ele. Fiquei impressionado com a segurança que a empresa me passou. O dinheiro caiu na minha conta muito rápido”.

Já a instrutora de autoescola, Cleide Aparecida da Silva, viu no atual cenário uma oportunidade de se livrar de dívidas. Cleide ficou desempregada na pandemia e tinha um financiamento do seu carro Uno Vivace 2008 para pagar. “Faltavam nove prestações, mas preferi vender o meu carro. Com o dinheiro eu quitei o financiamento. A situação já não é mais a mesma. Foi bem melhor ficar sem a dívida. Agora vou comprar um carro mais velho. Quando as coisas melhorarem, eu volto a investir em um modelo mais novo. Mas foi a saída ideal que encontrei”, comenta.

 

Sobre a rede Carbig.com

Fundada em dezembro de 2018, a rede Carbig.com já nasceu grande e com a expertise e credibilidade do Grupo Carbel, que atua há décadas no mercado. Possui o maior estoque de seminovos de Minas Gerais, com mais de 600 veículos.

Com cerca de 6 mil carros comercializados em 2020, a empresa reúne o estoque de veículos multimarcas das concessionárias do Grupo Carbel: Audi Center BH, Honda Banzai, Carbel Japão, Carbel Korea, Carbel VW, Strada Fiat, Strada Jeep e Carbel Renault.