Por meio digital, cidadãos empreendedores no Brasil, já podem abrir suas empresas em apenas um dia, sem o sobe e desce de escadas e sem o sobe e desce de elevadores, entre uma e outra instituição, para conseguir abrir, finalmente, suas portas e começar a trabalhar.

Tempo é dinheiro, diz a máxima entre os empresários. Portanto, reduzir não somente os custos, mas também o tempo demandado para a abertura de empresas no país, é fundamental.

O Projeto Balcão Único é uma iniciativa do Ministério da Economia, através de suas Secretarias de desburocratização e da Receita Federal, que o desenvolveram com o firme propósito de facilitar, e muito, a abertura de forma rápida e eficiente de novas empresas em todo o país.

A Cidade de São Paulo saiu na frente e já aderiu ao novo projeto e Rio de Janeiro, pretende ser a próxima a oferecer tal facilidade aos seus cidadãos empreendedores.

O Balcão Único promove uma integração dos dados entre os órgãos de governo, que estão envolvidos em todo o processo de abertura de uma empresa no país.

O tempo médio, para se cumprir todas as exigências de abertura de uma porta em São Paulo, por exemplo, era de nada mais, nada menos, que dezessete dias, além de consumir até 4,2% da renda per capta.

Assim, de agora em diante, os empreendedores brasileiros passam a contar com essa importante ferramenta, para alavancar seus projetos no ambiente de negócios no território brasileiro e com muito mais facilidade.

 

 

 

Fonte: Ministério da Economia