O colapso no setor aéreo causado pela pandemia da Covid-19 tem ameaçado milhares de postos de trabalho no mundo inteiro. Para fazer a ponte entre oportunidades de empregos e profissionais do setor, três especialistas da área criaram a startup AirTalent. “Um amigo consultor em aviação já tinha a ideia na cabeça. Com a pandemia, o fechamento das fronteiras e a paralização quase total do sistema durante meses, vimos a necessidade de facilitar as contratações, fazendo a ponte entre as empresas e os candidatos”, explica o coordenador dos cursos de aviação da Una Linha Verde, Kerley Oliveira.

A plataforma, que começou a funcionar em maio de 2020, oferece um ambiente confiável, que preza pela segurança de dados, para cadastro de currículos e divulgação de vagas para empresas que desejam contratar, de toda a cadeia da aviação, que inclui empresas aéreas, fabricantes de aeronaves, aeroportos, oficinas de manutenção, empresas de apoio de solo (comissaria), jurídico, administrativo e atendimento ao passageiro.

“A ideia é fazer o match entre as oportunidades anunciadas pelas empresas e os profissionais que estão procurando oportunidades na indústria aeronáutica. Em pouco tempo, mais de duas mil pessoas foram contratadas, isso significa que duas mil famílias foram modificadas”, diz.

Esse é o caso da Raphaella Menezes, que estava fora do mercado de trabalho há cerca de cinco meses, quando conheceu a plataforma em um grupo de ex-alunos da faculdade. “É muito difícil ficar sabendo das vagas do setor em sites grandes de emprego. Cadastrei meu currículo e meus dados na AirTalent e em poucos dias surgiu uma vaga do meu interesse. Deu tudo certo!”, diz.

Os cadastros na AirTalent são gratuitos tanto para as empresas, quanto para os candidatos. Atualmente o banco de currículos conta com mais de sete mil profissionais e parcerias para divulgação de vagas de empresas de todos os portes como: Azul, IAS, World Services, Total, Sideral, Voepass, CSA, Manaus Aerotaxi, VOA SP, Flyer e a maior empresa de apoio de solo do mundo Swissport.

A plataforma também oferece cursos de qualificação e certificações Anac para profissionais e pessoas que querem iniciar ou melhorar o seu currículo no setor aeronáutico.

Na AirTalent, os participantes contam com profissionais experientes que fazem mentoria e ajudam o profissional a trilhar a na carreira. Por meio de um teste chamado SCORE, o profissional é analisado do ponto de vista técnico e comportamental e recebe um mapeamento indicando pontos fortes e de melhoria visando o objetivo proposto.

E para ficar por dentro e atualizado com o que acontece no mercado, todas as quartas-feiras, às 15 horas, no canal do Youtube, tem uma live sobre as movimentações do setor, com dicas de empregabilidade.

O anúncio de vagas, o cadastro de pessoas e candidaturas podem ser feitas no site https://airtalent.com.br/ .

 

 

Fonte: Izabela - Rede Comunicação