Após o Supremo Tribunal Federal – STF ter negado o pedido de liminar no ano passado, impetrado pelo próprio Congresso Nacional para tentar impedir tal negociação, a Petrobrás logrou êxito nas negociações de venda da referida refinaria e fechou a operação por USD 1,65 (Hum bilhão, seiscentos e cinquenta milhões de dólares), que correspondem a R$ 8,86 bilhões de reais.

O grupo comprador é o Fundo Mubadala Capital, um dos principais fundos soberanos do mundo, originário dos Emirados Árabes Unidos.

A Landulpho Alves foi a primeira refinaria a operar no território nacional, tendo sido criada nos anos de 1950 e está localizada no Recôncavo Baiano.

Ela faz parte de um rol de 8 refinarias, para as quais se poderiam criar subsidiárias para facilitar os processos de venda.

Todos aqueles empreendimentos, que a Petrobrás pretende colocar à venda ainda este ano, representam quase 50% de todos os combustíveis produzidos no país.

Dali, partem combustíveis para abastecer o próprio estado da Bahia, Sergipe e outros estados da região norte, além de alguns produtos que são exportados para os Estados Unidos, Argentina e países da Europa.

A Empresa agora se empenha nas outras negociações, já previstas para este ano.