Minas Gerais, abril de 2022 - Em levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), foi constatado o aumento no percentual de famílias endividadas ou com contas atrasadas no País. Segundo a pesquisa, o cenário afetava 27% dos lares brasileiros no primeiro bimestre de 2022 – maior patamar desde março de 2010.   

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras, professor Ricardo Salles, afirma que os motivos para o quadro são diversos, porém a organização da rotina e de documentações pode auxiliar nas estratégias para sair do vermelho. “Com planejamento e algumas mudanças de hábitos é possível sair dessa situação, sem ter que recorrer a soluções como usar o cheque especial ou pedir empréstimos”, alerta o docente.   

O especialista recomenda 5 dicas para conseguir se livrar do endividamento:  

PRIORIZAÇÃO  

As contas bancárias, como as de água e de luz, despesas com cartão de crédito e aluguel ou condomínio devem ser gastos priorizados na organização financeira. “Para organizar a vida financeira é fundamental entender como funciona a sua renda mensal, por isso, o ideal é anotar os rendimentos líquidos e gastos fixos. Posteriormente, liste as despesas variáveis, que podem ser reduzidas ou cortadas em caso de emergências, como passeios, restaurantes e assinaturas de serviços de streaming”, afirma o coordenador.   

VENCIMENTOS  

É possível alterar as datas de vencimento de algumas faturas, de acordo com a política de determinadas empresas. “Para evitar o acréscimo de juros, selecione uma data que melhor se encaixe às suas necessidades e facilite a organização das finanças”, aconselha o docente. Quitações feitas com adiantamento podem receber abatimentos no valor total e ajudar nas economias domésticas.  

DÉBITO AUTOMÁTICO  

Alguns serviços podem ser pagos por meio de débito automático, sem boletos, o que evita o risco de esquecimentos e atrasos, além de cobranças adicionais. É necessário agendar o pagamento para dias em que haja saldo suficiente para a transação e verificar se os itens estão sendo cobrados corretamente. “É uma boa forma de economizar tempo em filas, mas é preciso acompanhar o extrato bancário para confirmar os valores que podem oscilar e se os pagamentos foram compensados corretamente”, alerta. 

AGENDAMENTO  

Fazer anotações em uma agenda ou criar uma planilha de controle com o fluxo de entrada e saída de dinheiro pode auxiliar na visão objetiva dos gastos dentro de casa. Alguns aplicativos gratuitos possibilitam a melhora na organização de despesas domésticas para aumentar a saúde financeira de cidadãos. “Uma planilha de gastos ou um caderninho pode contribuir para organizar as finanças em um só lugar de modo que possa ser visualizado com mais facilidade os rendimentos e gastos”, destaca.   

RESERVA DE EMERGÊNCIA  

Gastos com saúde e acidentes podem desregular o orçamento familiar e ter uma quantia guardada irá facilitar a solução de problemas inesperados. “Controlar o orçamento familiar é o primeiro passo para garantir sua saúde financeira. O recomendado é reservar no mínimo 10% da renda mensal para lidar com emergência e investir em ativos que possam multiplicar o patrimônio”, ressalta o professor.  

Sobre a Pitágoras  

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.  

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.   

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o link. 

Sobre a Kroton  

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site 

 

Fonte:  Rosangela Fernandes - Ideal HKS