Quem trabalha em regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) recebe junto a remuneração de novembro e dezembro um valor equivalente ao décimo terceiro salário, o prazo limite para as empresas efetuarem o pagamento. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o dinheiro extra deve injetar R$ 222,8 bilhões na economia do país, maior valor nos últimos nove anos. Mas, a pergunta que sempre fica no ar é: qual a melhor estratégia financeira para usá-lo? 

De acordo com a economista e professora do curso de Administração da Faculdade Pitágoras, Juliana Palazzo, é importante que todos tenham cautela com o valor extra, já prevendo os gastos em 2022.  “É preciso pensar no futuro próximo. Ainda estamos vivendo um momento pandêmico, que trouxe mudanças significativas no mercado de trabalho”, pontua.

Juliana destaca que entre as maneiras mais comuns de utilizar o valor extra estão quitar as dívidas, pagar as contas do início do ano, como IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) e IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), fazer investimentos ou poupar parte do dinheiro.  Mas a especialista também salienta que é preciso ter um pensamento estratégico em relação ao futuro e, por isso, vale a pena investir na carreira. “Neste cenário, em que grande parte dos postos de trabalho com salários mais baixos foram automatizados em decorrência da pandemia, um bom caminho é investir em capacitação profissional, pois o conhecimento poderá levar as pessoas a postos de trabalho com salários melhores”, sugere Juliana.

A economista elencou cinco dicas cruciais para usar o décimo terceiro salário de forma inteligente.  

 

1. Dívidas 

Quem está no cheque especial ou parcelas de financiamento no cartão de crédito, deve usar o décimo terceiro salário para quitar essas dívidas. Se não der para “zerar” tudo, comece pelas contas que cobram os juros mais altos. Use a quantia recebida para ganhar um abatimento das dívidas na hora da negociação.  

 

2. Contas do começo do ano 

O planejamento é fundamental para tudo na vida. Já pensou começar o ano com o IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares pagos? Pois é, utilize o recebimento de novembro e dezembro para começar 2022 com uma folga no orçamento. 

 

3. Reserva de emergência 

Ter um fundo para imprevistos é fundamental para deixar a cabeça tranquila. Nunca se sabe quando vai ocorrer uma doença na família ou a perda de um emprego. Por isso, aproveite o salário extra para iniciar um “fundão”. O ideal é que se tenha um valor equivalente a, pelo menos, seis meses de despesas mensais.  

 

4. Investimentos 

Se você já tem um fundo para emergências e não tem dívidas, aproveite para investir. Escolha investimentos adequados às suas necessidades. O salário também pode se transformar no primeiro passo para contratar produtos financeiros que garantam a segurança financeira de todos da sua casa. Sempre aplique o dinheiro de forma estratégica, de olho no futuro. 

 

5. Presentes 

Se ainda assim você é daqueles que não consegue ficar sem gastar na época em que mais se presenteia, busque promoções. Aproveite a Black Friday e antecipe as compras, utilize apenas uma parte do valor recebido para os presentes.  

 

Sobre a Pitágoras

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços gratuitos à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos.

Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site da Pitágoras e o Blog Pitágoras.

 

Sobre a Kroton 

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em 1.672 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

 

 

 

Fonte: Rosangela Fernandes - Ideal H+K Strategies