O projeto de Geração Distribuída da TIM começou em Minas Gerais, em 2017, com 5 Centrais de Geração Hidroelétrica exclusivas para a operadora.

Belo Horizonte, 05 de maio de 2021 – Dentro de um amplo projeto de iniciativas voltadas para geração distribuída de energia, a TIM está recebendo propostas para adquirir usinas de fontes renováveis em todo o país. A operadora busca plantas de menor capacidade, mas que – combinadas – abastecerão aproximadamente 7 mil antenas e lojas em 11 Estados brasileiros, com volume total de 14GWh por mês.

De acordo com Bruno Gentil, Chief Business Support Officer da TIM, a solicitação de cotação (RFQ, em inglês) é voltada para empresas que trabalham com as tecnologias solar, eólica, hidráulica e biomassa, mostrando o compromisso da operadora com as melhores práticas ambientais. A meta da operadora é ter 90% do seu consumo de energia proveniente de fontes renováveis até 2025. “Estamos investindo cada vez mais em energia limpa e devemos fechar o próximo ano com 60 usinas, praticamente dobrando a quantidade que temos atualmente e gerando energia suficiente para abastecer uma cidade com 150 mil habitantes todo mês. O setor de telecomunicações é, usualmente, um impulsionador de boas práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) e a TIM quer liderar esse movimento no mercado”, destaca o executivo.

Hoje, a TIM conta com 34 usinas de energia solar, hídrica e de biogás em operação. No novo processo de concorrência, a prioridade são empresas consolidadas no mercado de geração distribuída, e que já tenham projetos em tramitação nas concessionárias de energia. As novas usinas estarão conectadas a 18 distribuidoras.

 

Sobre a TIM

“Evoluir juntos com coragem, transformando tecnologia em liberdade” é o propósito da TIM, que atua em todo o Brasil com serviços de telecomunicações, focada nos pilares de inovação, experiência do cliente e agilidade. A empresa é reconhecida por liderar movimentos importantes do mercado desde o início de suas operações no país e está à frente da transformação digital da sociedade, em linha com a assinatura da marca: "Imagine as possibilidades". É, desde 2015, líder em cobertura 4G no Brasil, conectando, inclusive, o campo para viabilizar a inovação no agronegócio. Foi pioneira na ativação de redes 5G no país, com a criação dos Living Labs em 2019, e está pronta para a próxima geração de redes móveis.

A TIM valoriza a diversidade e promove uma cultura sempre mais inclusiva, com um ambiente de trabalho pautado no respeito. A companhia atua comprometida com as melhores práticas ambientais, sociais e de governança e, por isso, integra importantes carteiras da bolsa brasileira, como a do S&P/B3 Brasil ESG, do Índice de Carbono Eficiente (ICO2) e do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE), sendo operadora por mais períodos consecutivos – 13 anos – nesta lista. Faz parte ainda do Novo Mercado da B3, reconhecido como nível máximo de governança corporativa, e foi a primeira empresa de telefonia reconhecida pela Controladoria-Geral da União (CGU) com o selo "Pró-ética".

Para mais informações, acesse www.tim.com.br