O Ministério da Educação, através do Programa Universidade para Todos – Prouni, promove neste ano de 2021 a oferta de bolsas de estudos universitários, totais e parciais, para a primeira seleção desse período letivo.

Ao total serão 162.022 bolsas, sendo que desse número 76.855 serão integrais e 85.167 parciais.

O MEC publicou essa boa notícia com antecedência, para que os alunos, em todo o país, que estejam interessados, possam tomar conhecimento e providenciar suas inscrições com prazo suficiente, as quais poderão ser realizadas a partir do próximo dia 12 de Janeiro, e até o dia 15.

Os alunos poderão verificar as alternativas de ofertas no próprio site do Prouni http://prouniportal.mec.gov.br/, e a consulta deverá ser feita por opção de parcial ou integral, curso desejado, turnos, instituições, se a modalidade é presencial ou à distância, e o campus.

São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná são os estados com maior número de ofertas de vagas.

Os alunos interessados deverão estar enquadrados em alguns pré-requisitos, como por exemplo renda familiar, ou por pessoa de até 1,5 salário mínimo, para as bolsas integrais e de até três salários mínimos para as bolsas parciais.

Indispensável que tenham realizado a edição mais recente do Enem e, excepcionalmente, serão utilizadas as notas alcançadas no Enem do ano de 2019.

Demais requisitos e condições, bem como os critérios para uma segunda chamada e a lista de espera, poderão ser consultados no site do Prouni.