Dor nas costas e ombros, noites mal dormidas, sensibilidade à luz e estresse estão entre as principais causas de afastamento de profissionais, de acordo com o Ministério da Previdência Social. Entretanto, muitas dessas questões poderiam ser prevenidas se o ambiente de trabalho fosse melhor estruturado, com mobília ergonômica, boa iluminação e espaços de interação.

A iluminação, por exemplo, faz toda diferença na rotina do profissional. “As tradicionais lâmpadas frias geralmente produzem um estado de alerta, sendo mais interessantes em salas de reunião. Já as lâmpadas quentes, com um tom mais amarelado, produzem uma sensação de tranquilidade e até mesmo de aconchego, sendo interessantes em ambientes de integração no escritório”, orienta a arquiteta Nathália Otoni, da Óbvio Arquitetura

 

Luz natural

Ela comenta ainda que, em ambientes corporativos, a luz natural tem papel fundamental. “É importante pensar em projetos com janelas amplas, para que a luz natural entre, e faça parte do conforto ambiental oferecido pela empresa”. 

Há, inclusive, diversos estudos que mostram que, com a luz natural, há redução nas dores de cabeça e diminuição do estresse e sonolência. “Além de estar diretamente ligada ao índice de satisfação dos colaboradores. E, se o sol começar a incomodar, há possibilidade de implantar um sistema de automação que regula as persianas automaticamente, controlando a luminosidade de acordo com o passar do dia”, diz a arquiteta. 

Por fim, Nathália explica que, antes de iniciar o planejamento luminotécnico em uma empresa, é importante levantar as diferentes tarefas que são realizadas diariamente no local, para entender quais as reais necessidades de iluminação, a fim de evitar ofuscamentos ou sombras que dificultem o cumprimento do trabalho. 

 

 

Sobre a Óbvio Arquitetura

Fundada em 2008 pelas sócias Luciana Araújo e Nathália Otoni, graduadas pela UFMG e com pós-graduação em gerenciamento de projetos, a Óbvio Arquitetura já criou mais de 700 projetos nas mais variadas áreas. Com o foco em projetos nas áreas de inovação e tecnologia, a Óbvio participa ativamente da implementação de projetos das principais Startups de Belo Horizonte, que hoje figuram entre os players mais importantes do mercado digital brasileiro e mundial.

 

 

 

Fonte: Hipertextoweb/Paula Albani