Ainda que a pandemia da Covid-19 tenha sido enfraquecida no país devido à vacinação da população, os casos voltaram a subir e muitas cidades voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados.  

De acordo com a ciência, mesmo com uma queda no número de casos e óbitos, a máscara é a proteção mais eficaz para evitar a contaminação por vírus respiratórios, como o novo coronavírus, em situações em que a população já está vacinada, mas voltou a transitar e ter contato com outras pessoas.  

 Confira 5 motivos para continuar usando a proteção contra a Covid-19: 

1 - Transmissão pelo ar 

Há um consenso entre os especialistas que o contato é responsável por uma parcela muito pequena das contaminações, enquanto a principal forma de transmissão do coronavírus ocorre pelo ar 

2 - Novas variantes 

As aglomerações em ambientes fechados sem máscara também aumentam a circulação do vírus e favorecem o surgimento de novas variantes. 

3 - Vacina não impede transmissão 

As vacinas aplicadas no país eduzem significativamente a possibilidade de a pessoa imunizada ter a forma grave ou morrer de Covid-19, mas nenhuma é 100% eficaz. 

4 - Ambientes fechados e com aglomeração 

Em ambientes fechados, mal ventilados, como no transporte público, uma máscara de boa qualidade é essencial, pois há mais chances de contato com o vírus.  

5 - Sequelas da Covid-19 

Se proteger da doença, mesmo vacinado, é fundamental. A Covid-19 pode causar diversos problemas de saúde semanas ou meses após a pessoa ter se contaminado.