Ainda que a pandemia da Covid-19 tenha sido enfraquecida no país devido à vacinação da população, os casos voltaram a subir e muitas cidades voltaram a recomendar o uso de máscaras em locais fechados.
De acordo com a ciência, mesmo com uma queda no número de casos e óbitos, a máscara é a proteção mais eficaz para evitar a contaminação por vírus respiratórios, como o novo coronavírus, em situações em que a população já está vacinada, mas voltou a transitar e ter contato com outras pessoas.
Confira 5 motivos para continuar usando a proteção contra a Covid-19:
1 - Transmissão pelo ar
Há um consenso entre os especialistas que o contato é responsável por uma parcela muito pequena das contaminações, enquanto a principal forma de transmissão do coronavírus ocorre pelo ar
2 - Novas variantes
As aglomerações em ambientes fechados sem máscara também aumentam a circulação do vírus e favorecem o surgimento de novas variantes.
3 - Vacina não impede transmissão
As vacinas aplicadas no país eduzem significativamente a possibilidade de a pessoa imunizada ter a forma grave ou morrer de Covid-19, mas nenhuma é 100% eficaz.
4 - Ambientes fechados e com aglomeração
Em ambientes fechados, mal ventilados, como no transporte público, uma máscara de boa qualidade é essencial, pois há mais chances de contato com o vírus.
5 - Sequelas da Covid-19
Se proteger da doença, mesmo vacinado, é fundamental. A Covid-19 pode causar diversos problemas de saúde semanas ou meses após a pessoa ter se contaminado.