Sabemos que as plantas têm o poder de realçar a decoração de diversos ambientes, sem precisar gastar muito ou ter trabalho para mantê-las. Isso porque hoje em dia existem muitas opções delas disponíveis no mercado, já que está cada vez mais em alta o uso desses itens como opção de completar um espaço vazio, uma prateleira, um centro de mesa, até fazer um jardim de inverno (dentro do imóvel), além de outras possibilidades. 

Por isso, confira agora quais são as opções de plantas para decoração interna que mais combinam com cada ambiente e estilo de imóvel, veja dicas de como usá-las e conheça as melhores opções que você pode escolher e ter um local completamente repaginado e valorizando com o simples poder de um planta como decoração.  

Plantas melhoram a qualidade do ar

Segundo pesquisa realizada pela NASA, certas espécies de flores e plantas são capazes de purificar o ar dos ambientes de uma residência, filtrando produtos químicos e poluentes, aumentando a taxa de oxigênio e promovendo mais umidade para os interiores, deixando sua casa sempre com um clima agradável, independente da estação.

Além disso, plantas como a Babosa, a Gérbera e a Espada de São Jorge, nomes bastante populares em qualquer floricultura, são capazes de remover amoníaco, benzeno, tricloroetileno e outros nomes nem tão populares do ar de nossas casas.

Essa dica é essencial principalmente para quem mora em ambientes bastante urbanizados, como quem busca investir em um apartamento a venda em  alphaville

Quais as melhores plantas para decoração interna?

Para ficar mais fácil de indicarmos as melhores opções de plantas para decoração interna que você pode optar para seu imóvel, vamos separar por ambientes. Assim, poderemos deixar de forma mais clara o que combina com qual lugar. Você entenderá melhor com os exemplos das possibilidades que plantas que iremos citar logo abaixo!

Sala/ Sala de Estar 

Para esse ambiente uma das opções para quem possui esse cômodo com mais espaço livre é fazer um jardim de inverno, aquele que é pequeno mas que agrega um valor enorme para o espaço. Você pode fazer esse jardim com Espada de São Jorge, Lírio da paz, Samambaia, Bromélia ou Palmeira Ráfis. Essas são opções de plantas que com  mínimo contato direto dos raios solares e pouca água já conseguem se desenvolver de forma linda. 

Caso o local seja menor, você pode optar por usar essas mesmas opções de plantas em vasos de canto, perto de um sofá, no canto de paredes ou próximo a porta, por exemplo. Algumas podem crescer um pouquinho e se tornarem de um tamanho mediano com o tempo, certifique-se disso ao escolher o cantinho delas no espaço disponível. Assim você terá uma sala/sala de estar elegante, com ar tranquilo e acolhedor.

Cozinha

As plantas para decoração interna da cozinha precisam transmitir um ambiente fresco e limpo, já que uma planta com flores, por exemplo, poderia fazer seu odor passar para alimentos e tornar o local enjoativo junto aos outros odores dos preparados das comidas. Assim como plantas que atraem muitos insetos, claro que isso não é controlável, mas existem certos tipos que garantirão que você não passaria por isso na cozinha.

Algumas opções de plantas para a cozinha podem ser então Cactus, Suculentas, Cachepot, assim como uma mini horta, isso mesmo um espacinho com potinhos como manjericão, hortelã, salsinha, pimenta e muito mais. Dessa forma você usa seus ingredientes naturais disponíveis pertinho de você.

Os cuidados que você deve tomar são deixá-los perto de janelas bem arejadas, longe do super calor de um fogão ou microondas, para que se desenvolvam bem. Você pode por em vasos, perto da pia, em cima da mesa, nas janelas como dito, em 'paletes' de madeira nas paredes ou até mesmo penduradas em cantos superiores da cozinha. 

Quartos 

Sabe-se comprovado pela ciência que a atividade de cultivar plantas, por menor que seja o contato com a natureza, é uma ótima forma de combater o estresse, a depressão e trazer benefícios para a saúde com esse mínimo contato com algo da natureza. E nada melhor que todas essas sensações no quarto, onde todos relaxam, repõem as energias e tem seus momentos de descanso e tranquilidade. Opte por plantas para decoração do quarto como Peperômia, Singônio e Hera penduradas próxima a um canto superior. 

Também plantas com flores como Violeta e Antúrio. Lavanda ajuda com seu odor a melhorar a qualidade do sono, assim como um pequeno vaso de Citronela que ainda repele insetos que atrapalham a dormir. Só cuide com os odores fortes e as posições em que elas ficaram. Dê preferência a locais com bastante circulação de ar (mas não o do ar condicionado), ainda mais se o quarto ficar horas do dia fechado.

Lavabo/ Banheiro

Quando for comprar a planta (de preferência com um especialista) confirme com certeza se ela se desenvolve no ambiente fechado escolhido por você, que tenha pouco contato ou nenhum com a luz solar, assim como as quantidades de água adequadas, climas mais frios como os de contam com ar condicionado, quentes ou com vapor que é nesse caso do banheiro, para então garantir que ela ficará saudável e linda em seu espaço decorado.

Para o banheiro você pode optar por pequenos vasos na pia ou abaixo dela em suas proximidades. E se tiver muito espaço em cantos no chão também pode ser uma opção bonita. As opções de plantas podem ser Ficus Lyrata, Bola-de-Neve-Mexicana, Pácova e Babosa são parecidas e em vasos pequenos ficam lindas. E a Babosa ainda pode ser usada na hidratação do cabelo. Essas exigem menos manutenção, para quem tem pouco tempo são práticas.

Varanda/ Hall de entrada

Por ser um local de entrada no imóvel plantas para decoração desses locais podem ser Camedórea-Elegante, Cróton e Bromélias. Agora para uma varanda com espaço você pode usar Samambaia, Chifre de Veado, Pleomele e muitas mais opções que são maiores. O espaço externo como uma varanda ou sacada de apartamento pode ser super bem decorado com ajuda dessas plantas como itens incríveis que mudam total o ambiente. 

Alguns cuidados ao escolher plantas para decoração interna podem ser, por exemplo, ter mais cuidado com plantas que não são recomendadas para espaços onde circulam animais de estimação ou crianças, por suas folhas serem tóxicas se ingeridas. As frequências de regras variam bastante com a variedade da planta, saiba bem o que cada uma necessita. Saiba também que em espécies de folhas maiores é importante passar um pano úmido de tempos em tempos para retirada de poeira acumulada, pois pode prejudicar sua fotossíntese. 

A época do ano pode fazer com que elas mudem também, assim como a terra usada, algumas precisam de um solo bem drenado, argila expandida, pedriscos e substrato composto com areia, tudo para deixá-las saudáveis e incríveis. E para garantir que tudo está saindo corretamente, atende as folhas pois elas sempre indicam a qualidade que se encontra a planta. 

Gostou das dicas? Confira mais aqui no Blog Oficial da Dream Casa onde você encontra muitos outros conteúdos como esse, além de tudo sobre o universo imobiliário, imóveis incríveis em diversas localidades do Brasil. Não perca!

 

 

Fonte: Leonardo Israel