Além de brilharem nas redes sociais com suas roupas fitness, Khloé Kardashian, Juliana Paes, Chay Suede, Erika Januza e Caio Castro compartilham o dia a dia dos treinos de musculação com seus seguidores e utilizam a prática esportiva para manter o corpo definido. A prática é a favorita de muitas celebridades nacionais e internacionais por proporcionar hipertrofia muscular. No entanto, também vem sendo cada vez mais indicada para quem deseja emagrecer. 

Quando o assunto é perder peso, é normal que muitas pessoas associem uma boa alimentação e a prática de exercícios aeróbicos como os grandes responsáveis para alcançar o objetivo. Segundo o portal Brasil Escola, a musculação é uma atividade com variáveis de carga, amplitude, tempo de contração e velocidade de execução capazes de diminuir o percentual de gordura e deixar o corpo mais tonificado. 

Embora a modalidade seja quase sempre relacionada a objetivos com viés estéticos, especialistas da área da saúde e educadores físicos se mantém firmes sobre a ideia de utilizar a musculação como aliada da saúde.   

Perder peso com musculação é possível  

Segundo a monografia “Relação do treinamento de força para o processo de emagrecimento” aprovada no curso de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a musculação pode ser utilizada para a redução de gordura corporal. O estudo explica que a prática aumenta o gasto energético, o que favorece a perda de peso, e contribui para o ganho de massa corporal magra.  

Uma pesquisa realizada na Universidade de Nova Gales do Sul (UNSW), na Austrália, analisou 3.000 participantes em relação aos treinamentos de resistência e comprovou a eficácia da musculação na redução de peso. Os resultados apontaram para uma perda de gordura corporal de aproximadamente 1,4%, o mesmo valor obtido com atividades aeróbicas.  

De acordo com as dicas do médico do esporte, membro titular da Sociedade Brasileira de Traumatologia e Ortopedia (SBOT) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Trauma do Esporte (SBRATE), Márcio Tannure, em seu canal do Youtube, a forma mais eficaz de obter o emagrecimento é aliar as práticas aeróbicas com os treinos de musculação.  

Essa é uma das orientações mais comuns entre os especialistas da área da saúde e da educação física. A junção das duas atividades ajuda a trabalhar diferentes regiões do corpo, promovendo um ganho de saúde mais amplo, indo além do fator do emagrecimento.  

Musculação oferece outros benefícios à saúde  

Quem precisa de mais incentivo para incluir os treinos de força na rotina pode conhecer os outros benefícios da atividade. Segundo o portal Minha Saúde, da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste), a musculação é um exercício seguro capaz de oferecer vantagens como auxílio na tonificação dos músculos; melhora a postura; potencialização da força corporal; aumento na resistência muscular; melhora no equilíbrio do corpo; tonificação dos músculos; ajuda na coordenação motora e fortalecimento dos ossos.

 

Fonte:  Luiz Affonso Mehl