O desenvolvimento da odontologia no Brasil tem resultado em aumentos exponenciais no faturamento geral do segmento – batendo mais de R$ 38 bilhões, apenas em 2019 –, e no crescimento pela procura de tratamentos cada vez mais modernos e tecnológicos.

Um grande responsável para esse avanço é a crescente preocupação que os brasileiros têm tido com a saúde e beleza dos dentes.

De acordo com o Conselho Federal de Odontologia (CFO), 9 em cada 10 pessoas consideram a ida regular ao dentista como sendo uma atividade de muita importância.

No entanto, a prosperidade do setor não vem sem alguns desafios. Um grande problema atual da odontologia é fazer com que os pacientes completem os tratamentos e se mantenham fidelizados a uma clínica específica.

Por esses motivos e devido ao grande número de profissionais atuantes no ramo, tem sido cada vez mais necessário o investimento em formas de inovar nos tratamentos e de aperfeiçoar o atendimento, garantindo diferenciais competitivos que tragam resultados ainda mais positivos.

Por que vale a pena investir no setor odontológico?

De acordo com Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), aproximadamente 12 milhões de brasileiros frequentam, com regularidade, os consultórios odontológicos.

Enquanto isso, apenas entre 2020 e o início de 2021, cerca de 1,28 milhões de pessoas passaram a procurar sobre como funciona o plano odontologico da empresa, realizando a contratação desse serviço de assistência médica e passando a ter acesso aos tratamentos dentários.

Esse crescimento de 5% no número de beneficiários, fez com que o setor conte com uma média de 27 milhões de pacientes aptos para serem atendidos, em todo o país. E a procura por esses procedimentos têm sido bastante alta, fazendo com que o setor de franquias também esteja prosperando bastante.

Assim, todo o mercado da saúde dentária – desde o plano empresarial odontologico, até os consultórios e clínicas de exames – se destaca como sendo o único segmento que está com superávit na balança comercial, há mais de dez anos.

Quais as principais tendências do mercado?

Como explicado anteriormente, as franquias e as operadoras de convênio odontológico tem sido os dois segmentos que têm ganhado bastante atenção dos investidores do setor. No entanto, as ferramentas tecnológicas também têm impactado muito a área.

Afinal, as inovações provocadas por esses dispositivos são capazes de tornar os tratamentos dentários mais rápidos, precisos, indolores e estéticamente agradáveis. Desta forma, os pacientes têm preferido às clínicas que oferecem os procedimentos mais modernos.

Entre as tendências odontológicas que mais tem chamado a atenção dos pacientes e, consequentemente, dos profissionais da área, temos:

Teleodontologia

Desde a regulação emergencial desse serviço, durante a crise da COVID-19, o atendimento à distância tem permitido que as ferramentas tecnológicas sejam utilizadas pelos dentistas, como forma de manter o contato com os pacientes e fazer o acompanhamento de tratamentos por meio de celulares ou tablets.

E ainda que se trate de uma tecnologia limitada, muitos tipos de plano odontologico para mei oferecem o acesso a esse tipo de atendimento, viabilizando a:

  • Realização de uma assistência pré-clínica;

  • Acesso a recomendações de autocuidados;

  • Acompanhamento do desenvolvimento de tratamentos;

  • Que o dentista determine a necessidade de consultas presenciais, entre outros.

Essa tecnologia é muito útil para diminuir a superlotação dos consultórios e agilizar o atendimento dos pacientes que possuem casos emergenciais.

Procedimento a Laser

O uso do laser terapêutico pode ser muito útil na odontologia, pois permite a realização de tratamentos que antes precisavam ser mais invasivos, tornando-os menos dolorosos e mais confortáveis.

Assim, os lasers podem ser usados na eliminação das cáries, na diminuição dos sangramentos, eliminando o risco de infecções e proporcionando curas mais otimizadas. Assim, os pacientes se sentem mais motivados a continuar os tratamentos.

Softwares de gestão

Os softwares de gestão têm sido utilizados por empresas de todos os segmentos, justamente por permitir uma organização maior nos dados dos clientes, na construção de ações de marketing mais aperfeiçoadas e como forma de tornar o atendimento mais personalizado.

No setor dentário não é diferente. O uso dessas plataformas permite uma facilitação no dia a dia dos consultórios, auxiliando na organização de informações dos pacientes – como tipo de plano odontologico para cnpj, exames e dados bancários – e concentrando inúmeras funcionalidades em um único dispositivo.

Isso torna o processo de gerenciamento de negócio, o controle financeiro, o acompanhamento de estoque e a construção de estratégias publicitárias muito mais eficientes e acessíveis.

Impressão 3D e Inteligência Artificial

Tanto a impressão 3D, quanto o uso da Inteligência Artificial tem ganhado muita relevância e adesão nos consultórios odontológicos de todo o país, pois além de tornar possível o acesso a materiais inovadores, essas ferramentas também tornam os processos muito mais velozes e precisos.

Através dessas tecnologias, os dentistas são capazes de desenvolver próteses dentárias mais resistentes, lente de contato dental, aparelho ortodôntico invisível, protetores bucais personalizados para cada paciente e ainda projetar cada ação do tratamento tornando-o muito mais exato.

Muitos consultórios e vários tipos de plano odontologico pme têm optado por adotar essas tecnologias – ou agregar as clínicas que possuem essa tecnologia, no serviço prestado – como forma de ganhar vantagem competitiva e atrair a fidelização do público. 

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Conviva Melhor, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.

 

Fonte: Giovanna Ferreira