As decorações são sempre assuntos muito falados na hora de 'enfeitar' um imóvel, isso porque agregam um valor enorme aos ambientes. E com o estilo industrial não é diferente, ele está cada vez mais presente dentro de imóveis contemporâneos. Com um toque urbano essa tendência está sendo usada atualmente em diversos segmentos de imóveis, como os residenciais, comerciais e até em ambientes externos. Então, saiba mais sobre esse tipo de decoração e como você pode aderir a ela!

Origem do hoje chamado “estilo industrial”? 

O industrial teve iniciou por volta da década de 70 em Nova Iorque, EUA. Onde a população da metrópole começou a transformar antigos galpões em Lofts que os serviam de moradia. E assim nasceu a decoração em estilo industrial. Uma decoração que ousa e usa detalhes como tubos a vista, acabamentos em metal envelhecido como o aço corten, ferro enferrujado, cimento queimado ou parede de tijolo vermelho à vista, por exemplo.

E é um estilo tão valorizado que muitos desses detalhes já vemos com mais frequência em vários ambientes por aí, como uma parede com cimento queimado ou o uso dos tijolinhos vermelhos ou brancos, já reparou? E por mais simples que possam parecer, o resultado final é sempre muito bonito, elegante e dá um super charme ao imóvel, seja ele residencial ou comercial.

Isso porque sem dúvidas a característica mais marcante da decoração no estilo industrial é referente aos ambientes possuírem espaços mais amplos, rudimentares e ambientes integrados, com suas estruturas expostas em contraste com uma decoração sofisticada que deixa tudo moderno e até mesmo luxuoso, se souber usar as cores e móveis assertivos.

Por isso, você verá agora como reconhecer o estilo industrial, além de dicas de como você pode fazer seu imóvel entrar nessa tendência e ser assertivo em suas escolhas, para então deixar seu ambiente com uma mistura incrível de descolado e sofisticado ao mesmo tempo. Utilizando detalhes, acabamentos ou cores certas é possível imprimir esse estilo de forma infalível.

E não se engane que por esse estilo de decoração ter surgido derivado de Lofts, que você não pode usá-lo em seu imóvel atualmente em outro estilo, pois como citamos acima, a decoração no estilo industrial se desenvolve nos detalhes e acabamentos, e isso pode ser feito em qualquer ambiente, inclusive os externos. 

Quais são os móveis usados no estilo industrial?

Quando se escolhem os móveis para um ambiente com decoração industrial prefira-os com aparência forte, robusta, seja com acabamento em aço, ferro ou madeira maciça, além disso, para aderir a esse estilo na sala os sofás de couro marrom também são ótimo toque, pois vão doar personalidade ao ambiente. Escolhendo os eletrodomésticos como fogão e geladeira prefira os modelos em inox, pois eles vão fortalecer esse ar industrial e moderno. 

Os móveis de demolição são uma boa ideia para fortalecer esse estilo. Pode ser vintage, ou mesmo um móvel antigo pintado com uma cor vibrante por exemplo, desde que tenha muito estilo. Interessante também na decoração industrial é aparência inacabada nos revestimentos como do piso, teto e chão que são contrastados com o design arrojado e moderno dos móveis e eletros. Resumindo, nesse estilo de decoração há sempre espaço para reunir o rústico com o sofisticado ou elegante.

Qual é a finalização na arquitetura?

Sem medo de errar, um dos pontos fortes é o cimento queimado. O concreto aparente também é muito utilizado na decoração no estilo industrial. Portanto, invista em paredes e chão revestidos com a técnica supracitada ou até mesmo considere a possibilidade de construir bancadas em concreto e deixe-os assim mesmo, sem acabamento.

Os tijolinhos de barro são uma marca registrada do estilo industrial pois lembram de imediato às fábricas do início e meio do século XX. Eles também são ótimos para deixar o ambiente muito aconchegante e visualmente confortável, minimizando um pouco a frieza de materiais como o aço e o concreto, também muito usados nesse tipo de decoração.

A iluminação de luminárias suspensas ou de chão também precisam estar presentes. Pode apostar no uso de lâmpadas ligadas diretamente na fiação e tubos aparentes. Ambientes integrados é outra característica desse tipo de decoração, mesmo em um imóvel menor, além de moderno, ambientes unificados dão ar moderno e melhor aproveitamento de espaços. Então se tem parede que não é “portante” sobrando na sua casa, bye bye pra elas. 

Quais as cores comumente usadas no estilo industrial?

Se tem dúvidas em relação as cores, as mais usadas são tonalidades sóbrias em tons de preto, cinzas e branco elas vão dominar a maior parte desses ambientes, mas isso não quer dizer que cores mais expressivas não possam fazer parte da decoração estilo industrial, porém é mais interessante que essas cores fiquem apenas em alguns detalhes pontuais.

Uma outra dica bacana é utilizar o papel de parede, que tem diversos efeitos: desde efeito cimento até os tijolinhos podem ser fielmente reproduzidos com esses materiais. Sem contar que o papel de parede é prático e não precisa fazer obras no imóvel. 

Essas e outras pequenas mudanças podem dar esse ar moderno e aconchegante ao seu imóvel. 

Inspirações: Decor Fácil / Portal Gramado News / Blink Reformei / Curta Lagoa

 

 

Fonte: Leonardo Israel