Nos últimos tempos a procura pelo cuidado estético vem aumentando, seja com dicas de emagrecimento, maquiagem e de bem-estar. Isso porque, entende-se que mais que beleza, eles podem estar aliados a diversos fatores, como a saúde. Nesse sentido, uma das opções que mais chama a atenção são os procedimentos estéticos odontológicos, como as lentes de contato dental.  

Os atendimentos relacionados à odontologia estética, em sua maioria, são realizados por odontologistas, sejam profissionais parceiros dos convenios odontologicos ou não.  

Inclusive, por conta da tecnologia, essas metodologias vêm se transformando e também se tornaram mais acessíveis. 

No presente artigo abordaremos alguns procedimentos odontológicos relacionados a estética dos dentes, indicando o que são, quem pode fazer e os principais benefícios.  

O que são os procedimentos estéticos odontológicos? 

Os procedimentos estéticos odontológicos consistem em tratamentos para tornar os dentes mais bonitos e funcionais. Por esse motivo, muitas pessoas procuram esses tratamentos por não estarem satisfeitas com a imagem atual.  

Dentes amarelados, desalinhados, ou ainda a disfunção bucal, são as principais reclamações nas clínicas odontológicas parceiras de plano empresarial odontologico, por exemplo.  

Além de cuidar da estética dos dentes, a especialização responsável por realizar tais procedimentos também contribui para a saúde dos dentes, como pode ser visto na colocação de implantes. Afinal, dentes bonitos também podem significar um sorriso saudável e funcional. 

Dentre os tipos de procedimentos estéticos encontrados nas clínicas pode-se destacar: 

  • Bichectomia; 

  • Clareamento dental; 

  • Faceta dental; 

  • Implante. 

No tópico abaixo, abordaremos com mais detalhes sobre esses procedimentos. 

Alguns procedimentos estéticos odontológicos 

Como foi abordado anteriormente, os procedimentos de estética nos dentes contribuem muito para a saúde bucal e para o aumento da autoestima das pessoas.  

Atualmente, com o advento da tecnologia, tais procedimentos se tornaram mais efetivos e práticos, bem como acessíveis e difundidos, principalmente devido à alta adesão de famosos, como é o caso das facetas dentais. 

Abaixo falaremos mais detalhadamente sobre os procedimentos encontrados nas clínicas. 

  1. Clareamento dental 

O clareamento dental tem como objetivo tornar os dentes mais brancos. O tratamento ganhou notoriedade principalmente por conta do seu custo-benefício e dos resultados que aparecem em pouco tempo. 

Tal procedimento é indicado para pessoas que possuem um sorriso amarelado ou manchado, independentemente das causas que originaram o problema. 

Existem duas técnicas de clareamento dentais existentes. São elas o clareamento dental no consultório e o que pode ser realizado em casa. Essas modalidades podem ser cobertas pelo seu plano odontologico, mas é necessário consultar a operadora pois há variações de coberturas. 

Em caso negativo, há a possibilidade de consultar a própria clínica sobre a cobertura e a possibilidade de realizar o tratamento no modelo particular e qual a margem de custo. 

Em relação ao tratamento, o clareamento no consultório é feito por um produto químico aplicado na clínica pelo dentista. Esse produto é o peróxido de hidrogênio, um tipo de gel com ação clareadora. 

A concentração desse produto aplicado na clínica é maior que o método caseiro e, com isso, os resultados aparecem por volta da primeira ou segunda sessão. 

Já o clareamento caseiro é feito com uma moldeira personalizada com as medidas da arcada e um gel clareador.  

O gel pode ser tanto o peróxido de hidrogênio em concentração menor ou peróxido de carbamida.  

O paciente aplicará o gel na moldeira e usará por algumas horas, sendo que o acompanhamento também deve ser feito pelo dentista semanalmente. Os resultados aparecem a partir da primeira semana. 

Independentemente do procedimento, é necessário a consulta ao dentista, pois ele é o responsável por indicar o melhor tratamento para o seu caso e avaliar a progressão do quadro. 

  1. Faceta dental 

O uso das facetas dentais ganhou os jornais e os blogs após uma série de celebridades divulgarem o procedimento. 

Esse tratamento tem como objetivo tornar os dentes brancos e livres de imperfeições, como melhorar o alinhamento e tamanho.  

As facetas dentais consistem em lâminas ultrafinas de resina ou de porcelana que são aplicadas de forma precisa sobre os dentes. Esse procedimento pode ser indicado para quem deseja:  

  • Recuperação de dentes quebrados; 

  • Alteração na forma dos dentes; 

  • Fechamento dos espaços dos dentes, conhecido como diastema; 

  • Correção da cor dos dentes. 

Caso o tratamento seja bem cuidado, as facetas podem ter uma duração de 10 anos.  

Contudo, em alguns casos será necessário substituir as facetas. Além disso, em determinados quadros o ideal é iniciar com outros procedimentos, como o uso de aparelhos ortodônticos. 

O resultado do procedimento é muito natural, pois a faceta é feita de acordo com a estrutura dental do paciente.  

Para isso, o dentista aplica a faceta depois de um pequeno desgaste na superfície do dente, colando-o com um “cimento” odontológico. 

O procedimento é indolor e não gera desconforto, mas deve ser aplicado anestesias locais. 

  1. Implante 

Os implantes são um dos tratamentos mais importante para quem perdeu os dentes naturais, sendo um dos tratamentos estéticos mais tradicionais.  

Por conta disso, é também um dos procedimentos mais buscados no convenio odontologico empresarial

O implante consiste na aplicação de uma peça de sustentação, que funciona como uma raiz para que os dentes de porcelana ou resina sejam colocados.  

Todos os procedimentos que aqui foram tratados são alguns dos mais trabalhados nas clínicas odontológicas, apresentando resultados satisfatórios, conforme necessidade do paciente. 

Contudo, para que o melhor tratamento seja realizado, é crucial procurar por um especialista, de modo a identificar os desejos e reais situações da estrutura dental, acompanhando a saúde e estética do sorriso do paciente. 

Deste modo, é possível alcançar ainda mais saúde e qualidade de vida. 

 

Fonte:  Grupo Ideal Trends - Ideal Odonto